Este ano as festas juninas serão diferentes. Não vai ter quadrilha, nem fogueira, mas algumas tradições podem ser levadas para dentro de casa, como fez a jornalista Simone Barreto, casada com Marcelo Barreto, apresentador do Redação Sportv. Ela percebeu que estava precisando envolver os filhos Nina e Pedro, de 17 e 12 anos, numa coisa mais lúdica, mudando um pouco a rotina do isolamento. “O Marcelo topou na hora e acabamos aproveitando o tema junino para a festa de despedida da temporada dele – e do programa – em home office”, conta Simone.
Durante uma semana eles aproveitaram o horário que haviam estabelecido para ficarem juntos para fazer bandeirinhas (que acabaram aparecendo na tela do Sportv) e produzir os elementos para brincadeiras típicas das festas juninas, como arames de pão para pescaria e jogo de argolas feito com garrafas de água mineral cheias de líquidos coloridos e pratos de papelão. Uma playlist no Spotify garantiu a trilha sonora para a quadrilha; enquanto salsichão, cachorro quente e pé de moleque representaram a gastronomia típica da ocasião.
“Foi tudo muito gostoso, da preparação à festa propriamente dita. A ideia rendeu bons momentos de diversão em casa com a família. Só o salsichão ficou horrível.“
E aí, gostaram da ideia? Dá para encontrar tudo – pronto ou por fazer – no comércio do bairro:
Dona Dina (Festa Junina da Pio XI): bolo de aipim, cuscuz, bolinho de estudante (21) 98054-9720 / 98683-2336
Festa Junina na Caixa: kit de quitutes variados (21) 99462-6127
Casa Carandaí: canjica, caldo verde, salsichão com farofa e molho à campanha, etc.
Vó Alzira: bolos de milho, de fubá e outros
Pão de Açúcar: pé de moleque, paçoca, ervilha, milho, etc: 2540-8540 / 99269-2293 (whatsapp)