GILDA MATTOSO

Nunca houve uma assessora de imprensa como Gilda Mattoso. Última mulher de Vinícius de Moraes, Gilda é referência na cultura nacional e amiga pessoal de grandes nomes da MPB, como Caetano Veloso, Maria Bethânia e Gilberto Gil, além do saudoso Tom Jobim, para citar alguns. A carreira teve início no departamento de imprensa da Gravadora PolyGram. De lá, saiu com o sócio Marcos Vinícius para abrir sua própria agência de comunicação e, ao longo de mais de 30 anos, atendeu quase todo o cast nacional e fez amigos internacionais, como o ator norte-americano Willem Dafoe e o diretor espanhol Pedro Almodóvar. Na juventude, Gilda morou em vários países e acabou conhecendo o Poetinha em Paris, no final da década de 1970. Atualmente, ela é diretora e curadora do Gabinete de Leitura Guilherme Araújo, em Ipanema, que herdou do produtor e amigo. Há 16 anos, instalou-se no Humaitá e sua rotina antes da pandemia incluía caminhadas na Lagoa, shows e encontros com amigos pela noite carioca.

Habituada aos bastidores desde o final da década de 1970, Gilda passou à frente dos holofotes no ano passado, quando fez seu primeiro talk show – baseado em seu livro “Assessora de encrenca”, lançado em 2006 – e, agora, está se reinventando nas redes sociais, maneira que encontrou para estar junto dos amigos na quarentena.

Gilda sempre foi boa contadora de casos, mas, no palco, as histórias vividas por ela ao longo de tantos anos acompanhando astros da MPB no Brasil e no exterior ficam ainda mais divertidas ao vivo: “Muitas histórias ficaram fora do livro, seja por discrição, seja porque perderiam a graça sem imitações, sotaques e trejeitos”, explica. Com prefácio de Caetano Veloso e depoimento de Almodóvar, os primeiros 10 mil exemplares de “Assessora de encrenca” estão esgotados e Gilda está em negociação com a editora Máquina de Livros, que demonstrou interesse em relançá-lo, em breve, incluindo novos casos dos últimos 14 anos de estrada.

– Nunca tinha pensado em apresentar um talk show. A ideia foi do estilista mineiro Ronaldo Fraga, que, ao ouvir, alguns casos durante um jantar, sugeriu que eu montasse um espetáculo – conta Gilda, que convocou o ator e diretor Aloísio de Abreu para dirigi-la no palco.

A primeira vez que a assessora assumiu o microfone foi em junho de 2019, em Belo Horizonte; a segunda aconteceu em outubro do ano passado, em Niterói, onde nasceu. Em fevereiro deste ano, ela se apresentou duas vezes no Dumont Arte Bar, na praça Santos Dumont, mas a temporada foi encurtada pela pandemia. Veja um trechinho da apresentação aqui.

Habituada a estar sempre cercada de amigos, o isolamento social é um desafio para a assessora, que costumava frequentar os restaurantes Gula Gula, Capricciosa e Mama Jamma com sua turma do bairro, sempre que não estava viajando ou acompanhando os shows dos artistas com quem costuma trabalhar, como Gilberto Gil, Frejat e Elba Ramalho. A Lagoa Rodrigo de Freitas – caminho mais curto entre sua casa e o escritório – é um dos lugares de que mais sente falta neste período. Ela costumava caminhar ou ir de bicicleta para o trabalho, sem falar das missas de domingo, ao meio-dia, na Paróquia de São José.

Apesar de ser do tempo da máquina de escrever e dos LPs, Gilda está atenta ao mundo digital. As lives entraram no radar da assessora, que já participou de uma com os amigos Aloísio de Abreu e Anna Ramalho, na página do Facebook da jornalista. Gilda gostou do teste e estuda produzir uma live própria, em seu canal no YouTube, criado recentemente para abrigar sua homenagem aos 40 anos de morte de Vinícius (9 de julho de 1980) com Geraldo Carneiro, Antonio Cícero, Marcos Valle, Joyce Moreno, Wanda Sá, Mariana de Moraes, Toquinho, Maria Creusa e Gilberto Gil, entre outros amigos.

Ainda que não ache “tranquilo” estar à frente dos holofotes, Gilda já pensa em voltar a apresentar seu talk show: “Uma possibilidade é o Manouche, no Jockey, que está estudando um novo modelo de apresentação, ao ar livre, com mesas espaçadas”, adianta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: