BELEZA PARA ENCARAR O ISOLAMENTO

Mesmo em crescente ascensão no Brasil, o mercado de beleza sofreu grande impacto devido ao fechamento dos estabelecimentos, às medidas de distanciamento social e à insegurança em relação ao coronavírus. O quadro começou a melhorar a partir de julho, quando os espaços e serviços de estética e beleza puderam voltar à ativa.

Para Débora Barros dos Santos, que assumiu o tradicional salão Karícia em fevereiro deste ano, o susto foi grande. Ela havia trabalhado lá por 19 anos e saiu para montar seu próprio salão, em março de 2008. No final de 2019, Seu Joanito de Souza Maciel procurou-a para saber se ela não gostaria de comprar o Karícia. Quando veio a quarentena, ela não se abateu e usou de criatividade para manter o estabelecimento, mesmo enquanto ele esteve fechado:

Débora dos Santos preparada para atender

– Contei com o apoio das clientes, que compraram vouchers de serviços logo no início da pandemia para ajudar a manter as contas em dia, algumas delas doaram o valor e outras estão aguardando a situação se estabilizar para utilizá-los – observa a nova proprietária.

Uma das primeiras clientes a colaborar com o sistema de voucher foi Helena Cardoso, de 83 anos, que frequenta o salão há 50 anos. Em isolamento com o marido 11 anos mais velho, ela não abre mão de fazer o cabelo para melhorar o astral: “Eu fui a primeira cliente da Débora no Karícia. Me lembro dela com receio de fazer minha escova. Foi o começo de uma amizade. Eu a segui por todos os salões até ela voltar para perto da minha casa”, conta Dona Helena. A própria Débora vai até a casa dela atendê-la e, uma vez ou outra, a cliente dá uma fugida rápida até o salão, quando sabe que ele está vazio. Entre os serviços mais procurados do Karícia agora estão corte e coloração: “Os cuidados com as unhas diminuíram, com as clientes dando um jeitinho em casa mesmo”, atesta a cabeleireira.

Helena Cardoso é cliente antiga do Karícia

Do outro lado do Parque Lage, um novo salão foi aberto na galeria da rua Maria Angélica há pouco mais de um mês. O Espaço Scène trabalha em quatro frentes: cabelo, maquiagem, unha e tratamentos corporais, incluindo depilação, limpeza de pele e massagem. Entre os serviços diferenciados estão drenagem detox, tratamentos capilares avançados e técnicas modernas de coloração e mechas. A administradora Patrícia Ribeiro decidiu abrir o negócio, pois sentia falta de um salão de beleza agradável e aconchegante, com profissionais de alta qualidade.

Patrícia Ribeiro, do Espaço Scène

– O meu plano de negócios foi todo desenvolvido tendo em mente a satisfação das clientes. Para mim é de extrema relevância que elas sejam bem atendidas, por profissionais altamente qualificados. É assim que eu, como cliente, me sentiria satisfeita – observa ela, ciente de que a parceria com os profissionais é fundamental para um atendimento de excelência.

Inaugurado em plena pandemia, o Espaço Scène segue os procedimentos rígidos que o momento exige, como esterilização das escovas, pentes, tesouras e assentos após cada atendimento. Todo esse cuidado já começa a fidelizar os clientes: “Sem dúvida, é desafiador, mas contamos com o empenho e garra da nossa equipe”, afirma a gerente Dayse Guimarães. Nestes primeiros meses, o Espaço Scène está com uma promoção especial, de terça a quinta: na primeira visita, a cliente que fizer qualquer serviço no cabelo, ganha uma nutrição.

Equipe Espaço Scène

O Espaço Léo Lopes – que abriu sua filial no Jardim Botânico em dezembro de 2019 – também está atento às novas regras e criou uma “Estação de Desinfecção”, por onde todas as pessoas que entram precisam passar para medir a temperatura, limpar os sapatos em um tapete especial de higienização e as mãos com álcool 70%. O estabelecimento conta até com máscaras, caso algum cliente “desavisado” chegue sem. Além dos serviços tradicionais, o salão oferece um novo tratamento para dermatite, chamado Ozonioterapia.

Em tempos de uso de máscaras obrigatórias, o olhar ganhou maior relevância. O design de sobrancelhas já vinha crescendo nos últimos anos, com estabelecimentos especializados somente nisso, como as redes Spa das Sobrancelhas, com filial no Gávea Trade Center, e a Wiñk, criada há mais de 10 anos em Portugal e pioneira no método de Threading (depilação com linha). Outro método de depilação muito procurado é o laser, utilizado para sobrancelhas e várias outras partes do corpo. A filial Jardim Botânico do Espaço Laser costuma fazer várias promoções e já está funcionando em seu horário normal.

Salão Karícia: 2538-0693 – Rua Jardim Botânico 584 / De terça a sábado, das 11h às 17h

Espaço Scène: 3145-4545 / 97111-3840 – Rua Maria Angélica 171, Lj 102  –    De terça a sábado, das 11h às 17h

Espaço Léo Lopes: 3807-0459 – Rua Jardim Botânico 657 / De segunda a sexta, das 9h às 20h, e sábados, das 9h às 19h.

Spa das Sobrancelhas: 3174-1157 – Gávea Trade Center / De segunda a sábado, das 10h às 19h

Wiñk: 3557-9070 / 96778-9070 – Shopping da Gávea – 2º piso / De segunda a sábado as 10h às 22h. 14h às 21h

Espaço Laser: 2397-0341 – R. Jardim Botânico, 568 / De 2ª a 6ª, das 8h às19h, e sábados, das 9h às 16h.

2 comentários em “BELEZA PARA ENCARAR O ISOLAMENTO

  1. Vocês esqueceram de comentar a reabertura e reinauguração do Exuberant cabelereiro,também na galeria da Maria Angélica.Foi todo reformado,mudou para loja própria.

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    • Olá, Maria Cecília. Obrigada pela sugestão. Infelizmente, não temos como falar de todos os estabelecimentos do segmento de beleza da região JB/Gávea/Humaitá/Lagoa. O Exuberant consta na lista de salões, situada na coluna da direita do site. Em outra ocasião, tentaremos contemplá-lo na matéria. Por favor, sinta-se à vontade para continuar enviando comentários.

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