Mesmo em crescente ascensão no Brasil, o mercado de beleza sofreu grande impacto devido ao fechamento dos estabelecimentos, às medidas de distanciamento social e à insegurança em relação ao coronavírus. O quadro começou a melhorar a partir de julho, quando os espaços e serviços de estética e beleza puderam voltar à ativa.
Para Débora Barros dos Santos, que assumiu o tradicional salão Karícia em fevereiro deste ano, o susto foi grande. Ela havia trabalhado lá por 19 anos e saiu para montar seu próprio salão, em março de 2008. No final de 2019, Seu Joanito de Souza Maciel procurou-a para saber se ela não gostaria de comprar o Karícia. Quando veio a quarentena, ela não se abateu e usou de criatividade para manter o estabelecimento, mesmo enquanto ele esteve fechado:
– Contei com o apoio das clientes, que compraram vouchers de serviços logo no início da pandemia para ajudar a manter as contas em dia, algumas delas doaram o valor e outras estão aguardando a situação se estabilizar para utilizá-los – observa a nova proprietária.
Uma das primeiras clientes a colaborar com o sistema de voucher foi Helena Cardoso, de 83 anos, que frequenta o salão há 50 anos. Em isolamento com o marido 11 anos mais velho, ela não abre mão de fazer o cabelo para melhorar o astral: “Eu fui a primeira cliente da Débora no Karícia. Me lembro dela com receio de fazer minha escova. Foi o começo de uma amizade. Eu a segui por todos os salões até ela voltar para perto da minha casa”, conta Dona Helena. A própria Débora vai até a casa dela atendê-la e, uma vez ou outra, a cliente dá uma fugida rápida até o salão, quando sabe que ele está vazio. Entre os serviços mais procurados do Karícia agora estão corte e coloração: “Os cuidados com as unhas diminuíram, com as clientes dando um jeitinho em casa mesmo”, atesta a cabeleireira.
Do outro lado do Parque Lage, um novo salão foi aberto na galeria da rua Maria Angélica há pouco mais de um mês. O Espaço Scène trabalha em quatro frentes: cabelo, maquiagem, unha e tratamentos corporais, incluindo depilação, limpeza de pele e massagem. Entre os serviços diferenciados estão drenagem detox, tratamentos capilares avançados e técnicas modernas de coloração e mechas. A administradora Patrícia Ribeiro decidiu abrir o negócio, pois sentia falta de um salão de beleza agradável e aconchegante, com profissionais de alta qualidade.
– O meu plano de negócios foi todo desenvolvido tendo em mente a satisfação das clientes. Para mim é de extrema relevância que elas sejam bem atendidas, por profissionais altamente qualificados. É assim que eu, como cliente, me sentiria satisfeita – observa ela, ciente de que a parceria com os profissionais é fundamental para um atendimento de excelência.
Inaugurado em plena pandemia, o Espaço Scène segue os procedimentos rígidos que o momento exige, como esterilização das escovas, pentes, tesouras e assentos após cada atendimento. Todo esse cuidado já começa a fidelizar os clientes: “Sem dúvida, é desafiador, mas contamos com o empenho e garra da nossa equipe”, afirma a gerente Dayse Guimarães. Nestes primeiros meses, o Espaço Scène está com uma promoção especial, de terça a quinta: na primeira visita, a cliente que fizer qualquer serviço no cabelo, ganha uma nutrição.
O Espaço Léo Lopes – que abriu sua filial no Jardim Botânico em dezembro de 2019 – também está atento às novas regras e criou uma “Estação de Desinfecção”, por onde todas as pessoas que entram precisam passar para medir a temperatura, limpar os sapatos em um tapete especial de higienização e as mãos com álcool 70%. O estabelecimento conta até com máscaras, caso algum cliente “desavisado” chegue sem. Além dos serviços tradicionais, o salão oferece um novo tratamento para dermatite, chamado Ozonioterapia.
Em tempos de uso de máscaras obrigatórias, o olhar ganhou maior relevância. O design de sobrancelhas já vinha crescendo nos últimos anos, com estabelecimentos especializados somente nisso, como as redes Spa das Sobrancelhas, com filial no Gávea Trade Center, e a Wiñk, criada há mais de 10 anos em Portugal e pioneira no método de Threading (depilação com linha). Outro método de depilação muito procurado é o laser, utilizado para sobrancelhas e várias outras partes do corpo. A filial Jardim Botânico do Espaço Laser costuma fazer várias promoções e já está funcionando em seu horário normal.
Salão Karícia: 2538-0693 – Rua Jardim Botânico 584 / De terça a sábado, das 11h às 17h
Espaço Scène: 3145-4545 / 97111-3840 – Rua Maria Angélica 171, Lj 102 – De terça a sábado, das 11h às 17h
Espaço Léo Lopes: 3807-0459 – Rua Jardim Botânico 657 / De segunda a sexta, das 9h às 20h, e sábados, das 9h às 19h.
Spa das Sobrancelhas: 3174-1157 – Gávea Trade Center / De segunda a sábado, das 10h às 19h
Wiñk: 3557-9070 / 96778-9070 – Shopping da Gávea – 2º piso / De segunda a sábado as 10h às 22h. 14h às 21h
Espaço Laser: 2397-0341 – R. Jardim Botânico, 568 / De 2ª a 6ª, das 8h às19h, e sábados, das 9h às 16h.
Vocês esqueceram de comentar a reabertura e reinauguração do Exuberant cabelereiro,também na galeria da Maria Angélica.Foi todo reformado,mudou para loja própria.
CurtirCurtir
Olá, Maria Cecília. Obrigada pela sugestão. Infelizmente, não temos como falar de todos os estabelecimentos do segmento de beleza da região JB/Gávea/Humaitá/Lagoa. O Exuberant consta na lista de salões, situada na coluna da direita do site. Em outra ocasião, tentaremos contemplá-lo na matéria. Por favor, sinta-se à vontade para continuar enviando comentários.
CurtirCurtir