ARTRIO 2020 NA MARINA E ON-LINE

Após notícias de adiamentos e cancelamentos de eventos de artes visuais no mundo inteiro, a 10ª edição da ArtRio optou por um esquema híbrido, com modo presencial e on-line. O evento que ocupará o pavilhão principal da Marina da Glória reúne 36 galerias e acontece entre os dias 14 e 18 de outubro. Além dos usuais protocolos, o número de visitantes será limitado, com indicação de horário de entrada e tempo de permanência. A edição digital, em plataforma especial, terá outras 22 galerias e se estenderá até o dia 25 de outubro, com palestras, debates e visitas virtuais. Um dos destaques da programação on-line é uma conversa do artista chinês Ai Weiwei com Marcello Dantas, produtor e curador da exposição “Ai Weiwei-Raiz”, que será transmitida na terça-feira, 20 de outubro, às 11h.

Este ano, a participação de instituições internacionais está reduzida, com apenas uma galeria italiana, uma portuguesa e a Nara Roesler, que tem filiais no Rio de Janeiro, São Paulo e Nova York. Em contrapartida, diversas instituições importantes no cenário das artes no Brasil estão apoiando a realização da ArtRio 2020. Marcarão presença na Marina Glória, entre outros, a FUNARJ, a Galeria Aymoré, o MAM Rio e a Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Como todos os anos, a Escola participa da ArtRio com a Coleção Amigo EAV. Este ano, a seleção inclui artistas como Ernesto Neto, Iole de Freitas, Antonio Dias, Brígida Baltar e Luiz Zerbini, que doaram suas obras para a sustentabilidade da escola e a formação de novos artistas.

EAV na ArtRio, na Marina da Glória

A Sílvia Cintra + Box 4 também acreditou no evento presencial. Com mais de 30 anos de atividade, sendo os dez últimos na Gávea, as galeristas Sílvia e Juliana Cintra (mãe e filha) são referência no Rio de Janeiro, representando nomes como Amilcar de Castro, Nelson Leirner, Maria Klabin, Carlito Carvalhosa, Iole de Freitas, Daniel Senise e Sebastião Salgado, entre outros.

Outra mulher bastante atuante no cenário artístico brasileiro há mais de 25 anos, é Anita Schwartz, cuja galeria – homônima e também situada na Gávea – aposta no modelo on-line da ArtRio. Foi assim que a galeria participou, este ano, da SP Arte e da Arco Madrid, em agosto, e da Latitude Art Fair, em setembro:

– Como ainda não há uma vacina contra a Covid-19, optamos por direcionar nossos esforços para a feira on-line. É uma boa oportunidade de fazer parte de um marco importante, como os 10 anos da ArtRio – destaca Anita.

A boa experiência em eventos on-line também foi o que levou Camila Tomé, da C Galeria, no JB, a optar pela participação on-line na ArtRio. Para ela, é uma forma simples, prática e segura neste momento de ter acesso a obras inéditas de artistas, como Bruno Weilemann, Piti Tomé, Paul Setubal e Eloá Carvalho, apresentadas no perfil da galeria no site da feira:

– Estamos funcionando muito bem no ambiente virtual, com um bom retorno das ações e eventos on-line dos quais temos participado. Acreditamos que os dois formatos da ArtRio farão sucesso. Em 2021, voltaremos aos eventos presenciais – afirma.

A C Galeria faz parte também do Circuito Integrados das Galerias de Arte (CIGA), com um vídeo da atual exposição em cartaz na casa da rua Visconde Carandaí, “Conclame dos encantados”, de Ruan D’Ornellas. O site da ArtRio 2020 dá acesso às obras, fichas técnicas, descrições e valores. Caso tenha interesse em adquirir alguma obra, o cliente acessa a galeria por meio da própria plataforma feira. Em muitos casos, o cliente ainda pode agendar uma visita para ver a obra ao vivo na galeria ou em sua própria casa.

Graduada em Artes pela PUC-Rio e com diversos cursos na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, a moradora do JB Mercedes Lachmann terá as obras “Grão” e “Mulíebre” em exibição na ArtRio pela galeria Gaby Índio da Costa, que a representa no Rio de Janeiro. Com mais de 20 exposições – entre coletivas e individuais – desde 2014, Mercedes participou virtualmente da SP Arte, com a galeria Arte Formatto, e apoiou a escolha da marchant carioca pelo modo on-line:

– Precisamos ser muito cuidadosos neste momento. A Gaby faz parte do CIGA, e quem quiser ver de perto alguma obra pode agendar uma visita à galeria. Prefiro deixar os eventos presenciais para 2021 – admite a artista, que participará de uma mostra coletiva, em Londres, pela segunda vez, no ano que vem.

Outro morador do bairro que terá obras em exposição na ArtRio 2020 é Luiz Garrido. A galeria paulista Carcará Photo Art traz a exposição “A Honeymoon for Peace”, com fotos dele da lua de mel de Yoko Ono & John Lennon em Paris, Amsterdã e Londres, em 1969. A série marca o início da longa e bem-sucedida carreira de retratista de Garrido, com imagens do casal em situações do dia a dia, comendo, fazendo caretas ou falando ao telefone. “O melhor não são as fotos, mas as histórias a que elas remetem”, admite Garrido. Ele pretende lançar um livro, assim que descobrir o que aconteceu com uma música de Lennon, cuja gravação no Trident Studios, em Londres, foi presenciada por ele, que ainda teve a chance de fotografar a letra.

Foto da exposição “A Honeymoon for Peace”, de Luiz Garrido

ArtRio 2020
Marina da Glória
Av. Infante Dom Henrique, S/N – Glória
Ingressos: R$ 100 / R$ 50
As visitas serão em sessões de 2 horas (300 ingressos por período), agendadas no ato da compra do ingresso. Cada visita tem tempo de permanência de 2h no pavilhão.
Horário: de 14 a 17/10, das 13h às 21h. Domingo,18/10, das 12h às 20h

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: