PARQUE DO MARTELO

O Parque do Martelo está para o Humaitá assim como a figueira da rua Faro está para o Jardim Botânico. A história começa nos anos 1980, quando uma construtora resolveu levantar um conjunto de edifícios numa área verde de 16 mil m2 no coração do Humaitá. Um grupo de pessoas se uniu pela preservação do espaço verde e, desse esforço, foi criada a AMAH – Associação dos Moradores do Alto Humaitá, que cuida do parque e das ruas da vizinhança.

O jornalista Pedro Só frequentou muito o parque quando sua filha era pequena e, atualmente, apenas usufrui da vista e da “abençoada trilha sonora do parque, com passarinhos e um tucano que canta de galo toda manhã na árvore mais alta em frente à minha sala”.

– Entre 2005 e 2011, ali foi meu quintal. Os primeiros anos da Cecilinha tinham manhã no parque quase todo dia – conta.

Não é para menos. O local é considerado um oásis no movimentado bairro. Além da área infantil, o parque costuma ser utilizado para piqueniques (necessário fazer reserva), meditação, prática de yoga, oficinas de artes plásticas e festas juninas. Todos os equipamentos para crianças e para ginástica foram comprados pelos próprios moradores do bairro, que também arcam com a manutenção dos mesmos.

Exemplo de solidariedade e participação coletiva, o Parque do Martelo abriga também uma horta (com fins educacionais e de apoio aos moradores e escolas da região) e projetos de Educação Socioambiental e Replantio da Mata Atlântica, em parceria com o JBRJ e UniRio. Foi lá que começou e ainda funciona o Ciclo Orgânico. Criada há cinco anos, a empresa recolhe lixo orgânico nas residências da Zona Sul, faz sua compostagem e o devolve em forma de mudas ou adubo.

O funcionamento do Parque do Martelo foi reduzido neste período de pandemia, quando está abrindo apenas às segundas, quartas e sextas, das 9h às 13h. A administração do parque instalou torneiras com sabão para lavar as mãos, álcool em gel e requer uso de máscara.
Contato: (21) 97964-4542

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: