ELES FAZEM TUDO E MAIS UM POUCO

Todo mundo um dia precisa consertar alguma coisa, renovar um ambiente ou instalação. Especialmente nesse período de quarentena, aquele serviço que estava ali, encostado e não era tão urgente, acaba virando prioridade. Quem não é habilidoso, não tem tempo ou competência acaba recorrendo aos serviços de um “faz tudo”, e os porteiros são os primeiros a serem acionados em casos de emergência.

Os irmãos Nilton e Nelson Souto da Silva atuam na mesma região, onde trabalharam como porteiros no final da década de 1990 e início dos anos 2000. Nilton veio primeiro da Paraíba e, em 1998, chamou o irmão para uma vaga no prédio 96 da rua Conde Afonso Celso, no qual Nelson trabalhou por 13 anos. Naquela época, faziam pequenos serviços nas horas vagas e foi assim que fizeram sua clientela. Apesar de ser especializado em manutenção em geral, Nelson admite que não faz tudo, “tudo é um pouquinho mais”. Por isso mesmo, costuma trabalhar em equipe com o irmão e o cunhado Fabiano. O trio atende em toda a Zona Sul, mas é no Jardim Botânico que está a maior parte da clientela, que inclui o estúdio Gestos e o centro de convivência Villa Ipanema, além de moradores e eventos na Praça Pio XI, como a Festa Junina e o Bloco da Pracinha.

O “faz tudo” Nelson Souto da Silva

Muito conhecido entre o Parque Lage e a rua Faro, Gésdio de Almeida – também conhecido como Jed ou Gerson – é outro antigo “faz tudo” da região: “Cada um me chama de um jeito; eu sou todos eles”, brinca o caseiro que mora e trabalha em uma casa na praça Pio XI há 39 anos. Natural de Itaperuna, ele veio para o Rio trazido pela família do patrão e faz serviços de elétrica, hidráulica e pintura e outros quebra-galhos. Sua prioridade é sempre o local onde mora, contudo Jed (foto abaixo) costuma fazer pequenos serviços no Mercado Afonso Celso, como limpar o letreiro do estabelecimento.

– A gente trabalha muito com ele aqui no mercadinho, mas é tudo no tempo dele. Há semanas esperamos pelo Jed para fazer um serviço na caixa d’água. Todo dia ele diz que tá vindo – destaca Bruno Ferreira, um dos donos do Mercado Afonso Celso, com uma ponta de ironia.

Outra figura conhecida na rua Oliveira Rocha é o Seu Maurício, o Cafuringa. Ele vem de longe para atender clientes, como as irmãs Luize e Patrícia Valente. Moradoras do edifício Irebel, elas costumam chamá-lo para todo tipo de serviço, de instalação de ar condicionado a reforma do apê.

Moradora do Alto Jardim Botânico, a empresária e artista plástica Mercedes Lachmann costuma chamar o Valdecir para os serviços mais diversos. Ela conta que a profissão original dele é pintor, mas que, ao longo da vida, aprendeu outras atividades que desempenha bem.

– Ele é sério, honesto e bem-educado. Não é excepcional em nada, mas faz corretamente aquilo que se propõe a fazer. Quando algo não fica bom, ele não cria caso e resolve a contento – pontua ela, que já usa seus serviços de pintura, alvenaria e hidráulica há mais de cinco anos. Pelo Horto, circulam vários “faz tudo”. A assessora de imprensa Bebel Prates contratou o Cláudio para instalar um ventilador de teto, limpar luminárias e outras partes altas de seu apartamento e gostou do trabalho dele. Enquanto Lísia Palombini e Chico Regueira recomendam, respectivamente, o Samuel e o João.

Caso inusitado é o do inglês Kevin Piggott. Casado com uma carioca e morador do Jardim Botânico, ele vem buscando ampliar sua gama de clientes no bairro, embora perceba que a maior parte de seus vizinhos prefira mesmo confiar os serviços de manutenção em geral aos porteiros. Kevin veio para Rio há 12 anos para trabalhar para Supergrasbras. Depois de cinco anos, foi dispensado da empresa. Enquanto procurava recolocação na cidade, encontrou um nicho pouco explorado por engenheiros como ele por aqui: o de reparos domésticos. Assim surgiu a Better Call Kev – brincadeira a partir do nome da série “Better Call Saul” –, que realiza os mais diversos serviços de manutenção residencial. Ele conserta eletrodomésticos, resolve questões de hidráulica e elétrica e ainda faz todo tipo de pintura, inclusive decorativa. Graças a sua língua materna, seus primeiros clientes foram os donos de apartamentos em Copacabana, alugados a estrangeiros por meio do Airbnb: “O fato de falar inglês é um diferencial para este público”, observa Kev, que gosta do que faz.

O engenheiro “faz tudo” Kevin Piggott

Em tempos em que o velho caderninho de telefones caiu em desuso, as indicações de um amigo, vizinho ou conhecido continuam valiosas. A relação abaixo vai facilitar sua busca, sendo que os oito primeiros são os citados na matéria:

Gésdio (Jed ou Gerson): 98732-4780
Nelson: 98689-7532
Maurício (Cafuringa): 99069-9595
Better Call Kev: 98108-4500 / 98124-7860
Valdecir: 99317-0855
Cláudio: 97265-1239 / 98345-5807
Samuel: 96633-6494 (zap) / 98567-0349
João: 96547-5311

Outras dicas de “faz tudo” e profissionais especializados:
Marcos Braga: 98235-6114 / 97013-4633. Faz instalações elétricas e hidráulicas, reformas, pinturas e texturas, montagens e desmontagens, consertos diversos e pequenos reparos.
Amauri Franco: 97026-3147. Construção, reforma, manutenção geral, hidraúlica, elétrica, gesso.
Eletricista: 3134-9429 / 97528-2114 (Alexandre)
Bombeiro hidráulico: 99116-7370 (Adalton) e 96496-6380 (Marcelo)
Bombeiro gasista: 99286-6552 (Ananias)

Profissionais do setor audiovisual, que estão oferecendo serviços variados:
Rogério Cândido: 996412505. Faz todo o tipo de serviços domésticos, incluindo pinturas, móveis e serralheria.
Arlindo da Arte: 99793 7188. Faz pinturas, revisão elétrica, coloca prateleiras e todos os serviços do lar. Ele mesmo compra o material e executa os serviços. E-mail: arlindoarte@gmail.com
Pedro Azevedo: 96702-4276. Pinturas, montagens de móveis, restaurações em geral, instalações. E-mail: pedroazevedo5463@gmail.com
Marcelo Miranda e Beto Rocha: 96493-6178 / 99157-6197. Serviços: pintura em geral, pequenas reformas (elétrica e hidráulica), marcenaria, restauração de móveis (madeira e ferro), forração de parede (tecido ou papel), forração de carpetes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: