CRIANÇAS DE FÉRIAS NA PANDEMIA

Janeiro chegou e trouxe de volta a preocupação do que fazer com as crianças no verão, especialmente este ano, com a pandemia. Assim como tudo na vida, as tradicionais colônias de férias precisaram se adaptar para garantir diversão e segurança para todos. Há opções on-line e atividades ao ar livre, sem deixar de lado os protocolos sanitários a que todos já se acostumaram.

É o caso dos alunos do projeto Chutebol, criado há 20 anos por Rodrigo Tupinambá, no Clube Militar. Desde setembro de 2020, o professor segue as orientações de Estevão Portela, Vice-Diretor de Serviços Clínicos do Instituto Nacional de Infectologia e pai de dois alunos. As crianças já se habituaram a levar sua garrafa de água, usar máscara antes e após a aula e manter o distanciamento na hora de descansar e alongar.

– Foi fundamental contar com a participação das famílias na construção de uma nova rotina a fim de minimizar riscos. Eles existem, mas os ganhos psicomotores e sociais foram muito evidentes, com pais e mães agradecendo o esforço conjunto em prol da saúde infanto-juvenil – destaca Tupinambá, que orienta que, caso um familiar apresente sintomas de COVID-19 em casa, as crianças não compareçam à atividade por uma semana ou até que apresente teste negativo.

A partir de 9 de janeiro, a escolinha ganha mais um endereço na região. As aulas de futsal no ginásio do Clube dos Macacos serão mistas e realizadas aos sábados: às 9h, para crianças de 5 a 7 anos; e às 10h, para a faixa de 8 a 10 anos.

Com duas décadas de experiência em recreação infantil, festas e colônias de férias, a Gato Mia também soube se adaptar aos novos tempos. Além de desenvolver kits prontos para temas como jardinagem ou customização de ecobags, Andréa Bacelar está promovendo colônia de férias on-line, com atividades de artes, culinária, bijuteria, teatro e videoclipe. A programação vai de 12 a 15 de janeiro, com duração de uma hora e meia a duas horas. O principal diferencial é que os materiais necessários para a realização das atividades são previamente enviados para a casa da criança, com valor incluído na inscrição e sem taxa de entrega na Zona Sul e no Centro. Para isso, é preciso fazer a inscrição até o domingo, dia 10/01.

– Tivemos ótimas experiências neste formato on-line, tanto nas pequenas festas como nas oficinas de cartão de Natal que fizemos no ano passado. Além do mais, ainda não estamos nos sentindo confortáveis para fazer uma colônia presencial – admite Andréa, que, dependendo a receptividade, pode repetir a dose ao longo do mês.

Já a tradicional Colônia de Férias da Sociedade Hípica Brasileira manteve seu formato presencial e conta com a conscientização de professores, funcionários do clube e das próprias crianças – máximo de oito por turma em cada período. O clube disponibiliza álcool em gel em diversos locais e o uso de máscara será obrigatório em tempo integral, sendo que a criança deverá levar uma máscara extra para troca após o lanche. As atividades vão de artes e reciclagem a esportes e interação com cavalos. A Hípica oferece também a Colônia de Férias com Pôneis, para crianças de 5 a 12 anos. Além de montar, os colonistas aprendem a dar banho, escovar, alimentar e encilhar os animais.


Estreante no segmento de colônias de férias, a recém-inaugurada Quintal da Lagoa – que ocupou o espaço da Escola Nova – aposta na turma miúda, de 2 a 6 anos. E começou bem, pois já lotou as dez vagas oferecidas para as três semanas de atividades: “O número reduzido de crianças por grupo e a qualidade do espaço foram fatores fundamentais neste período”, acredita Cecília Helal, diretora pedagógica da escola especializada em parentalidade positiva.

Projeto Chutebol: (21) 98846-2595 / rodrigotupicarvao@projetochutebol.com.br

Gato Mia: (21) 98111-9833 (Andrea)

Colônia de Férias SHB: (21) 2156-0190 (Fabiana Devoto) / (21) 99723-0986

Colônia de Férias com Pôneis: (21) 2516-0161 (Gabi) ou (21) 98313-5455 (Françoise)

Quintal da Lagoa: (21) 2294-9411 / 99320-1930 (Cecília)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: