VIVER AO AR LIVRE

Perto de completar um ano de pandemia e com o sol brilhando forte do lado de fora, já se pode ver mais gente nas ruas, fazendo piqueniques na Lagoa, se exercitando ou simplesmente passeando nos parques. Para aproveitar o verão com toda a segurança, porém, ainda não dá para deixar de lado cuidados básicos de higiene. A boa notícia é que os cientistas confirmaram que as chances de contágio ao ar livre são muito reduzidas, pois a luz solar ultravioleta pode matar o vírus e o calor ajuda a evaporar as gotículas expelidas por tosse, espirro ou mesmo quando se fala. Mas atenção, os riscos são baixos, mas não zero! A recomendação é usar máscara, não aglomerar e evitar ficar cara a cara a uma distância inferior a dois metros, inclusive em áreas abertas.

Para quem já se sente seguro para fazer atividades físicas ou pequenos passeios ao ar livre, a região conta com várias opções. As academias Velox e Stella Torreão, sediadas na Fonte da Saudade, armaram suas tendas na pracinha ao lado do Baixo Bebê, na orla da Lagoa. A primeira, há anos, tem equipe às segundas, quartas e sexta bem cedinho no local, comandando treinos de corrida para todos os níveis de praticantes. Em 2020, passou a oferecer também aulas de ginástica funcional no modelo “outdoor”, duas vezes por semana. Já a Stella Torreão completou 20 anos durante a pandemia cheia de novidades. Desde julho, de segunda a sexta, com horários de manhã e no final do dia, a academia monta um circuito na praça, com dois professores, que atendem no máximo cinco alunos cada.

No Parque das Figueiras, a ocupação é bem variada, vai de recreação infantil a aulas de yoga e pilates. Paula Nedog começou a dar aulas lá em agosto do ano passado. Ela aproveita as sombras das árvores do parque para acomodar seus alunos de Mat Pilates e Treino Funcional.

– Em dezembro, por sugestão de uma aluna obstetra e atualmente grávida, abri uma turma especial para gestantes, aos sábados, com aulas específicas para elas. Foi ótimo. Além de participar do grupo, ela recomenda a atividade para suas pacientes e, assim, já são cinco alunas – explica a professora de Educação Física, que fez curso de pilates específico para gestantes, com exercícios adaptados a cada etapa.

A enfermeira Manuela Rios, que antes da pandemia dava apenas aulas particulares de yoga para amigos, é cautelosa. Retomou a atividade com aulas on-line e, somente em outubro, abriu uma pequena turma (três alunos) no Parque das Figueiras.

– Por seis ou sete anos, a ioga foi apenas uma alternativa. No máximo, substituía professores no Nirvana. Em outubro, quando comecei a me sentir um pouco mais segura, optei pelas aulas ao ar livre, mas sem relaxar com os cuidados básicos: distanciamento, todo mundo de máscara e cada um com seu tapete e álcool em gel – observa.

Para o público infantil, a dica é o professor de Educação Física Gustavo Cavalcante, velho conhecido de quem circula pela orla da Lagoa. Ele trabalhou na Estação do Corpo e, atualmente, é professor da escolinha de futsal da Hípica. Desde que começou a flexibilização, em agosto passado, ele tem se dedicado também a ensinar crianças de 3 a 5 anos a andar de bicicleta sem rodinhas auxiliares nos parques dos Patins e das Figueiras.

– Os pais gostam do meu trabalho e acabam pedindo para eu dar aula de skate, patins e até de surf – conta.

Até os cuidados com a beleza têm vez nessa nova onda. Se muita gente ainda não fica à vontade de ir a um salão de beleza, Bianca Segreto encontrou uma solução: “Com a pandemia passei a atender meus clientes em suas próprias casas ou em ruas e praças”, explica a cabeleireira, que costuma cortar cabelo, sob demanda, na travessa Madre Jacinta e na Praça do Jockey, na Gávea. Ela leva cadeira de praia, espelho e, no final, não descuida do espaço público e recolhe os fios que caíram no chão. Sua meta este ano é estabelecer locais fixos em determinados dias da semana a fim de organizar melhor sua rotina.

Após uma boa experiência no final do ano passado, a Janela Livraria promove duas novas tardes de troca literária, aproveitando a calçada em frente à loja. Os clientes pediram e o evento acontecerá nesta sexta e sábado, dias 29 e 30 de janeiro, das 12h às 19h. A troca literária é assim: a pessoa leva um ou mais títulos de sua livre escolha e troca pela mesma quantidade de livros trazidos por outros leitores. A Janela instala uma mesa na calçada, verifica se os livros estão em bom estado de conservação e disponibiliza álcool em gel para que as pessoas possam manusear os exemplares. A ideia é fazer os livros girarem, promovendo também uma troca de ideias e de experiências.

SERVIÇO:

Velox
Rua Fonte da Saudade 39
Contato: sac@veloxfitness.com.br WhatsApp: 97603-5400

Stella Torreão
Rua Fonte da Saudade 146
Contato: 2579-3138 / 98489-2572

Paula Nedog
Treino Funcional: segundas, quartas e sextas, das 8h às 9h; e terças e quintas, das 18h15 às 19h30
Aulas de Pilates: segundas, quartas e sextas, das 9h às 10h
Pilates para gestantes: sábados, das 9h às 10h
Contato: 98243-3123

Manuela Rios
Aulas de ioga segundas e sextas, às 9h30
Contato: 99307-0382

Gustavo Cavalcante
Aula de bicicleta toda quarta, às 9h
Contato: 99756-0669

Bianca Segreto
Cabeleireira
Contato: 99137-7741

Janela Livraria
Rua Maria Angélica 171
Troca literária: dias 29 e 30/01, das 12h às 19h

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: