BLOCO DA PRACINHA ESTREIA NO YOUTUBE

Este ano não vai ser igual aquele que passou. A turma infantil e seus familiares que curtem o Bloco da Pracinha vão pular o carnaval em casa. Graças ao edital Ações Locais da Lei Aldir Blanc, os 15 anos do bloco mais infantil do carnaval carioca não vão passar em branco. O Bloco da Pracinha On-line contará com dois programas virtuais, apresentadas no canal Barbara Lau Música e Educação, no YouTube, com estreias dias 3 e 6 de fevereiro.

Foi no carnaval de 2006 que a jornalista e produtora cultural Chris Martins teve a ideia de criar um bloco de carnaval como antigamente, para as crianças pularem com seus familiares. E assim surgiu o Bloco da Pracinha, que “concentra, mas não sai”, na manhã do sábado anterior ao carnaval. A primeira edição contou com a bateria mirim do Santa Marta, os palhaços do Circo Pio Onzinho e oficina de customização de fantasias, comandada pelas moradoras do entorno, Tereza Nabuco, Rosa Geszti e Andrea Bacellar, da Gato Mia Festas.

Ao longo dos anos, o bloco contou com várias atrações, sempre mantendo o foco no público infantil. Passaram pelo evento os grupos Meleka de Jacaré, Meninas do Nós – sob o comando dos mestres Wellington Soares e Negueba –, Circo Macaco Prego, além do DJ Marcelinho da Lua, que participou do carnaval infantil da Pio XI com um setlist apropriado para a turma miúda. Em 2015, a cantora e educadora musical Barbara Lau apareceu na pracinha para conferir a animação do bloco e deu uma canja. Gostou tanto que voltou no ano seguinte e no outro. Acabou ficando e ajudando a consagrar o evento como o principal bloco infantil do carnaval carioca, com um repertório totalmente voltado para o público de 0 a 10 anos.

Além de cantar, Barbara Lau passou a cuidar da direção musical do evento, criando uma banda só com arte-educadores, que costumam promover também uma oficina de percussão. Já a oficina de customização de fantasias fica sob o comando da equipe da Gato Mia e, nos últimos anos, as duas atividades dividem a atenção da garotada na pracinha, que já contou também com customização de instrumentos.

Neste ano em que completa 15 anos de “concentra, mas não sai”, o bloco inova e transfere a festa para o meio digital, respeitando a orientação de ficar em casa e não aglomerar.

Chris Martins e Barbara Lau (sentada)


– Não podia deixar essa data passar em branco. Por isso, veio a ideia de criar um evento virtual para as crianças e seus pais pularem em casa – afirma Chris, que criou o bloco para pular o carnaval com a foliã-mirim Carolina Martins Brandão, sua filha, hoje com 21 anos.

O primeiro programa Bloco da Pracinha On-line apresenta um pouco da história do bloco e conta com a educadora musical ensinando a fazer um chocalho e dando noções de musicalização. Quem quiser acompanhar a oficina é só ter à mão uma garrafa pet pequena com tampa e fitas adesivas coloridas, além de miçangas ou grãos de feijão ou milho. Já o segundo programa cumpre a tradição do evento e entra no ar às 10h do que seria o sábado anterior ao carnaval, com Barbara levando o animado clima momesco da praça Pio XI para a galera, via internet. No repertório, estão garantidas as clássicas marchinhas que fazem a alegria de crianças e adultos.

– Vamos realizar esse carnaval virtual com a mesma animação do presencial! Queremos que as crianças curtam o Bloco da Pracinha, mesmo pela telinha. Tudo foi pensado com muito carinho, do repertório ao cenário colorido e coreografias – explica Barbara, educadora musical há 20 anos e há seis à frente do bloco.

Para participar do carnaval virtual é só entrar no canal Barbara Lau Música e Educação, noYouTube, fazer a inscrição e acionar o sininho. As novidades podem ser acompanhadas também pelas redes sociais do @BlocodaPracinha (Facebook e Instagram).

BLOCO DA PRACINHA ON-LINE
Dia 3/02, quarta-feira, a partir das 12h: Esquenta carnaval infantil com Oficina de instrumento e de musicalização
Dia 6/2, sábado, a partir das 10h: Bloco da Pracinha – 15 anos de alegria na praça Pio XI –com apresentação de Barbara Lau
YouTube: Barbara Lau Música e Educação
Redes Sociais: @blocodapracinha (Facebook e Instagram)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: