VARANDAS E TERRAÇOS SÃO A MELHOR PEDIDA

No pico do verão do Rio de Janeiro, com temperaturas que rondam os 40 graus, o carioca só pensa em ir para a rua e se refrescar. Nestes novos tempos, com o risco maior de contaminação em ambientes fechados e com ar condicionado, a saída são as varandas, terraços e qualquer outra área livre para comer e, principalmente, beber, na esperança de cruzar com uma brisa fresca.

Atento a isso, o setor de bares e restaurantes – um dos mais afetados pela pandemia – perdeu milhares de postos de trabalho na cidade e agora aposta nas varandas e outros espaços ao ar livre para minimizar os impactos sofridos. Ainda que tais espaços deem a sensação de liberdade e segurança, não se pode relaxar com os novos protocolos. A maior parte dos estabelecimentos está se esforçando para isso. Segundo uma pesquisa do Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (SindRio) com seus associados, 96% dos empresários intensificaram os processos de limpeza e higiene, e 76% foram além do que é exigido normalmente.

O ponto de encontro mais tradicional da região é o Baixo Gávea, onde a varanda do Braseiro da Gávea faz parte do cenário desde 1995. Outras opções na praça são os novos Brewteco e o Proa, que tem entre os sócios Joana Carvalho, do charmoso Jojô Bistrô, na Pacheco Leão. Atento aos protocolos, o Braseiro continua sendo o primeiro a ser lembrado para almoços em família – agora com o devido distanciamento – ou para um chope rápido e geladíssimo para aplacar o calor.

Morador da Gávea, o publicitário Gustavo Nogueira vê o restaurante como uma extensão de sua casa: “Na varanda do Braseiro, sinto a brisa da Gávea e a segurança de estar ao ar livre nesses tempos difíceis. Sem aglomerar, cercado por excelentes garçons, ou melhor, amigos. Dá para imaginar um jeito melhor de estar em casa quando sai? Eu não consigo. No Braseiro, encontro tudo isso, além da melhor carne do Rio e do melhor atendimento do mundo”, elogia, enquanto faz um brinde com seu chope gelado.


Também frequentadora do Braseiro, a produtora baiana Arlete Lima tem optado pelo Globar, na rua Von Martius, pela proximidade de sua casa e pelo ótimo atendimento e limpeza do lugar, que além de álcool em gel, mantém tudo limpo e ainda dispõem de repelente para espantar os mosquitos dos finais de tarde:

– O Globar é uma ótima opção ao ar livre. Os preços são honestos, tem bons petiscos e cerveja geladíssima. Para completar, ainda rola uma convivência bacana com os restaurantes vizinhos, aceitando que os clientes comprem comida no Sushi ou na pizzaria Ella e comam aqui – elogia.

Nos restaurantes do Jockey Club, o diferencial é o espaço amplo, voltado para as pistas de corrida. A babel gastronômica vai das famosas carnes do Rubaiyat (pioneiro no local, com 160 lugares na varanda) aos drinks variados do Inverso Gávea, passando pelo asiático Nghia, pelo estilo contemporâneo da Casa Camolèse, pelas cervejas do Maguje e pelo novato Bosque Bar, um pouco mais afastado.

Se o assunto é uma bela vista, o restaurante Visu é destaque, com seu terraço com vista panorâmica da Lagoa, Jockey e Jardim Botânico. O espaço na esquina das ruas General Garzon e JB passou quatro meses fechado e reabriu em julho, funcionando apenas com reservas para almoço, que podem se estender até as 16h nos finais de semana.

Visual do Visu

– O importante é reservar com antecedência, pois não abrimos mão do limite estabelecido. Eu quero o cliente com saúde, mas quero também saúde para minha equipe e, por isso, não vamos nos expor nem abrir mão dos protocolos – reforça Marcos Pereira, um dos sócios do estabelecimento.

Uma novidade que veio com a pandemia é a venda de mudas, negócio criado por Marcos, que passou a replantar os arranjos que usava em eventos e a fazer compostagem do lixo orgânico. O resultado é um verdadeiro jardim.

Petiscaria da Rosa


No Humaitá, a Cobal tem boas opções a céu aberto, com a Pizza Park de carro-chefe de um lado e o Joaquina de outro. Ali pertinho, a novidade é a Petiscaria da Rosa, na rua Capitão Salomão, que tem um terraço charmoso, com vista para o Cristo Redentor. O forte de lá são os petiscos sem fritura, vendidos em porções de 100g.


Marcos Müller, um dos donos do estabelecimento, é sócio também da cevicheria La Carioca, que espalha suas mesinhas na rua Maria Angélica desde 2012. Na mesma rua, o restaurante de comida baiana Sabores de Gabriela também tem mesas na calçada; enquanto a pizzaria Bráz conta com uma área a céu aberto nos fundos do restaurante.

Do outro lado do Parque Lage, as varandas têm lugar especial tanto na entrada do indiano Taj Mahal, na JJ Seabra, como na do novo Escama, especializado em frutos do mar, na rua Visconde de Carandaí. Este último acaba de ser inaugurado e tem à frente o chef Ricardo Lapeyre, ex-Laguiole, que uniu o útil ao agradável ao encontrar um espaço perto de casa para abrir seu novo empreendimento. Para ele, “a cidade estava precisando de um restaurante mais casual, sem abrir mão da qualidade”.

SERVIÇO:

Braseiro da Gávea
Praça Santos Dumont 116
Contato: 2239-7494

Bosque Bar
Av Bartolomeu Mitre 1314
Contato: 3197-3152

Bráz Pizzaria
Rua Maria Angélica 129
Contato: 2535-0687

Brewteco
Praça Santos Dumont 106
Contato: 3594-3642

Casa Camolèse
Rua Jardim Botânico 983
Contato: 3514-8200

Escama
Rua Visconde de Carandaí 5
Telefone: (21) 3042-3097

Globar
Rua Von Martius 325
Contato: 3083-0498

Inverso Gávea
Praça Santos Dumont 31 – entrada pela Tribuna A do Jockey Club
Contato: 3687-9448

Joaquina
Cobal Humaitá – lado Voluntários da Pátria
Contato: 2535-2774

Jojô Café Bistrô
Rua Pacheco Leão 812
Contato: 3565-9007

La Carioca
Rua Maria Angélica 113
Contato: 2226-8821

Maguje
Rua Jardim Botânico 1003
Contato: 99895-2032

Nghia
Rua Jardim Botânico 1011
Contato: 96603-0362 (What’sApp)

Petiscaria da Rosa
Rua Capitão Salomão 43 B – Humaitá
Contato: 3988-8871

Pizza Park
Cobal Humaitá – lado da rua São Clemente
Contato: 2537-5383

Proa Cozinha Bar
Praça Santos Dumont 120 – Gávea
Contato: 3449-4450

Rubaiyat
Rua Jardim Botânico 971
Contato: 3204-9999

Sabores de Gabriela
Rua Maria Angélica 197
Contato: 3796-0905

Taj Mahal
Rua José Joaquim Seabra 19
Reservas: 4106-4034

Visu
Rua General Garzon 22 – cobertura
Reservas: 2529-2357

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: