JB EM FOLHAS E HISTÓRIAS

JB em Folhas e Histórias é o novo projeto do JB em Folhas, que registrará as memórias dos moradores do Jardim Botânico no canal do jornal no YouTube. A primeira live aconteceu dia 25/02, com as participações da museóloga Ana Cristina Vieira, da diretora do Tablado Cacá Mourthé e do ex-diretor do Jardim Botânico do Rio de Janeiro Guido Gelli.

Contemplado pelo prêmio Ações Locais, com recursos da Lei Federal Aldir Blanc, o JB em Folhas e Histórias é uma série de três programas, com 20 minutos cada, que serão exibidos no canal do JB em Folhas no YouTube. O conteúdo incluirá, além de trechos das lives realizadas nos dias 25/2, 4/3 e 11/3, depoimentos de outros moradores e comerciantes antigos do bairro. A cada live, a editora do jornal Chris Martins receberá três convidados para falar de suas lembranças da região. A proposta do projeto é criar um acervo histórico do Jardim Botânico.

– Ao longo do tempo, o bairro vem passando por pequenas e grandes modificações, tanto no tipo de comércio como nos hábitos dos moradores e até no perfil dos trabalhadores que circulam por aqui. Precisamos preservar esta memória, por isso a ideia do programa – explica Chris, que junto com Betina Dowsley assina a curadoria do projeto.

O foco da primeira live JB em Folhas e Histórias foi a região compreendida entre o Parque Lage e o JBRJ, onde os três convidados vivem. Ana Cristina nasceu e morou praticamente a vida inteira no entorno da praça Pio XI, além de ter trabalhado no Parque Nacional da Tijuca e no Instituto de Pesquisas Jardim Botânico. Atualmente aposentada, ela está preparando um livro com um inventário cultural do bairro, reunindo dados sobre esculturas e marcos arquitetônicos. (veja entrevista na coluna Caras do JB)

Já Cacá Mourthé – atriz, autora e diretora – contabiliza 40 anos como moradora do bairro. O tempo parece muito maior levando em consideração seu dia a dia à frente de O Tablado e seus tempos de aluna do curso criado por sua tia Maria Clara Machado, de quem é quase homônima e principal sucessora.

O engenheiro civil Guido Gelli sempre esteve envolvido com o meio ambiente, tendo sido um dos criadores do Partido Verde. Morador do JB há 25 anos, ele foi Diretor de Ambiente e Tecnologia do JBRJ por oito anos, ao longo da administração de Liszt Vieira, que o “tomou emprestado” do IBGE. Atualmente, Guido está aposentado, mas segue atuando como consultor nas áreas de meio ambiente e planejamento urbano.

LIVE JB EM FOLHAS E HISTÓRIAS
Canal do JB em Folhas no YouTube

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: