CONFIRA O QUE ROLOU NA LIVE #2 JB EM FOLHAS E HISTÓRIAS

O trecho entre o túnel Rebouças e o Parque Lage foi o destaque da segunda live do JB em Folhas e Histórias, realizada em 4 de março. A geografia da região, o comércio simples e a vizinhança criativa e amigável marcaram presença nos depoimentos dos três convidados. O advogado Gustavo Martins abriu a conversa apresentando curiosidades da história das ruas, do esquecido transporte lacustre e atribuindo a Dom João VI um papel de relevância muito além da criação do Horto Real, mas como peça fundamental surgimento do próprio bairro.

As recordações da designer de biojoias Maria Oiticica passaram pelo tempo em que foi vizinha da redação do Pasquim, da artista plástica Lygia Pappe, do crítico de arte Mário Pedrosa e do jornalista Hélio Fernandes, que, aos 100 anos, segue no mesmo endereço. Sem falar da casa de Helio Oiticica, irmão de seu atual marido, famosa pelas festas que o artista gostava de dar e que, num passado mais recente, foi palco de rodas de samba promovidas pelo filho de Maria, o jornalista João Pimentel, autor de alguns sambas do bloco Suvaco do Cristo. Atualmente, a casa abriga a reserva técnica do artista. No comércio, ela destacou as saudosas lojas Ondinha e Bom Desenho, além da feira da Frei Leandro, da Lavanderia Santa Helena e da Panificação Lagoa, que, segundo ela, tinha o melhor galeto da região.

Há anos, a padaria e a feira fazem parte do dia a dia do poeta e artista visual Xico Chaves. Na sua opinião, a região é um polo de convergência artística, sob influência direta da natureza e da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, que ajudou a criar. Sem falar da forte espiritualidade da floresta e das quedas d’água, onde ainda é possível encontrar terreiros e despachos, que, para Xico “parecem instalação artística”.

No encerramento, os três foram unânimes em destacar a onipresença do Cristo e de seu sovaco – ou “suvaco”, no linguajar local – tanto no cotidiano coletivo como na vida de cada um. Quer saber mais? Vai lá no canal do JB em Folhas no YouTube e confere.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: