MEIMEI ESCOLA TRAZ MÉTODO MONTESSORI AO JB

Respeito, autonomia, liberdade e responsabilidade. Estes são os pilares da Meimei Escola, que acaba de chegar ao Jardim Botânico, após 43 anos de atividade na Tijuca. A nova unidade da instituição montessoriana na rua Abade Ramos já está funcionando e, neste primeiro ano, estará voltada apenas para educação infantil.

– Nossa proposta é oferecer educação diferenciada e integral. Apesar de nossa vasta experiência, estamos começando pequeno – adianta a psicopedagoga e fundadora da Meimei Sonia Maria Braga (foto abaixo).

O cuidado é justificado. A inauguração se deu num momento de crise no setor, com o fechamento de vários colégios tradicionais na cidade, e questionamentos quanto à importância da reabertura das instituições de ensino. A ideia de abrir uma escola na Zona Sul foi de Hegel Braga, filho mais velho de Sonia. Ao entrar na sociedade, ele identificou o potencial da região, que não contava com uma escola montessoriana.


– O ambiente é um dos aspectos mais importantes do método. Aqui encontramos essa casa ampla, bem localizada, com vista para o Cristo e área externa adequada para realização de diversas atividades ao ar livre – observa a diretora, segura da importância de investir em tudo que se refere à educação.

Apesar de ter sido criada há mais de um século, a proposta pedagógica adotada pela Meimei ainda é vista como atual e moderna. Do ponto de vista do distanciamento, uma das maiores preocupações desses tempos de pandemia, o método Montessori leva vantagem, por recomendar salas amplas, com 3 m2 por criança. Para dar uma ideia do que isso representa, de acordo com a Secretaria de Educação do município, as salas da Meimei teriam capacidade para acolher de 40 a 45 crianças. No entanto, mesmo após o fim da pandemia, a escola não pretende juntar mais do que 25 crianças em suas duas turmas agrupadas (classes multisseriadas formadas por alunos com idades e níveis de conhecimento diferentes), de 0 a 3 anos e de 3 a 6 anos.

Neste início de ano letivo, as matrículas estão abaixo do ideal, mas a diretora acredita que a vacina será um fator determinante para o aumento do número de alunos. Mesmo antes do início de suas atividades, a Meimei já vinha sendo procurada por várias famílias interessadas pelo perfil construtivista da escola. Na faixa etária atualmente atendida pelo colégio, o uso de máscara pelas crianças não é obrigatório. Para os colaboradores, porém, as exigências são rígidas. Além das máscaras, os professores e auxiliares precisam trocar de roupa e sapatos ao chegar; os demais colaboradores utilizam EPIs durante todo o tempo em que estão dentro da instituição.

Os desafios vão sendo superados aos poucos. No mesmo endereço, a escola já ergueu um espaço, que será devidamente equipado, no decorrer deste ano, para abrigar turmas do Ensino Fundamental 1. O objetivo é receber alunos para este segmento a partir de 2022.

O método Montessori baseia-se no respeito ao aluno e no desenvolvimento de sua autonomia, visando à formação de indivíduos integrais, que respeitem as diferenças. Para isso, a equipe pedagógica da Meimei no JB é formada por professoras e assistentes que receberam capacitação no método ao longo de todo o ano de 2020. A coordenação está a cargo da professora Eliane Oliveira, que trabalhou na unidade do colégio na Tijuca por mais de 15 anos e foi treinada pela própria Sonia Maria.

A diretora da escola conheceu o método quando esteve na França, em 1971, para um curso de aprofundamento em literatura francesa e conheceu uma discípula de Maria Montessori, criadora do método. Voltou ao Brasil com o propósito de estudar a nova metodologia e, seis anos depois, em 1977, abriu a Meimei. Com mais de 40 anos de experiência, a escola segue atenta às necessidades do aluno do século XXI:

– Mais do que nunca é preciso identificar como cada um aprende, reconhecer suas potencialidades e necessidades em cada fase de desenvolvimento. O mundo está sempre mudando, é fundamental estar preparado para lidar com as novas situações, sem perder de vista o senso crítico e moral – conclui Sonia Maria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: