SCHOOL OF ROCK ABRE UNIDADE NO JB

Agora todo dia é dia de rock no Jardim Botânico. A nova unidade da School of Rock na cidade foi inaugurada no dia 20 de março, sem muito alarde, em respeito ao agravamento da pandemia. Neste primeiro momento, devido às novas medidas restritivas, as aulas em níveis iniciante, intermediário e avançado estão acontecendo apenas remotamente, mas o espaço está preparado para atendimento presencial, respeitando todos os protocolos de higiene e aproveitando a experiência acumulada em Ipanema ao longo do ano passado.

O Jardim Botânico foi escolhido para abrigar uma nova unidade da School of Rock por questões mercadológicas, mas também pela relação de Augusto Carvalho, um dos sócios do empreendimento, com o bairro. Na infância, ele morou na rua Von Martius e estudou na Escola Brasileira da Criança, na rua Pacheco Leão. O imóvel escolhido pela School of Rock fica pertinho dali, na esquina da rua Visconde de Carandaí, onde até o início da pandemia funcionou o restaurante Puro. A casa de três andares foi inteiramente reformada para abrigar cinco salas de aula multiuso, uma ou duas de bateria, dois estúdios de ensaio de banda com tratamento acústico e um espaço especialmente planejado para as turmas miúdas, de 3 a 5 anos (chamada de Little Wing), que está apta a receber até quatro crianças com o distanciamento necessário.

A sociedade conta também com Alexandre Caldas, Carla Castro, Eduardo Terni e Fabio Lessa. Este último é baixista e produtor de Preta Gil, garantindo a qualidade técnica e musical exigida pela empresa master:

Os sócios da empreitada


– Os 30 anos de experiência do Fabio fazem toda a diferença no que diz respeito à musicalidade, ensaios de banda, apresentações e utilização da tecnologia nas aulas remotas e nas lives que temos organizado. É impressionante como o conhecimento musical é fundamental para esse negócio girar redondo – reconhece Augusto (primeiro à esquerda na foto).


A School of Rock combina aulas individuais com ensaios em grupo, com direito a apresentações coletivas, seguindo o mesmo modelo que faz sucesso há 20 anos em mais de 300 franquias espalhadas pelo mundo. “A escola adota metodologia da pirâmide invertida, do song first, ensinando primeiro a tocar repetindo acordes. Isso encanta o aluno. A teoria é chata, maçante, e pode levar muita gente a desistir do aprendizado”, explica Augusto.

Como o nome sugere, o repertório é focado no rock. Nas aulas particulares, porém, os alunos – cerca de 20% – podem pedir para aprender outros gêneros musicais. Os pequenos passam por todos os instrumentos (guitarra, baixo, teclado e bateria, além de aulas de canto) e, a partir de 7 anos, escolhem o que mais lhe agrada. Sendo a prática o fator principal para o sucesso da rede, as aulas em grupo, sob a forma de ensaios, são as mais procuradas. Entretanto, para que elas funcionem bem, é preciso conciliar a proficiência dos alunos e juntar aqueles que têm objetivos similares.

– Tem gente que chega visando ser selecionado para o The Voice, outros que só querem se divertir. Além disso, ainda é preciso levar em consideração o humor de cada um, sendo muitas vezes necessário remanejar um ou outro integrante – admite Augusto.

A cada temporada de seis meses, um tema é escolhido entre mais de 100 pré-estabelecidos, indo do rock britânico dos anos 1960 às variantes de estilo (punk, indie e metal, por exemplo). Os alunos participam da seleção do repertório de acordo com o tema escolhido pela School of Rock.

Pela experiência da rede, a música funciona como terapia, uma válvula de escape especialmente em momentos de crise como o que vivemos. Segundo Augusto, no Brasil e no mundo, grande parte dos 30% de alunos adultos quer aprender ou praticar música apenas por hobby. Um dado curioso observado neste período é que a bateria passou a ser o instrumento mais procurado. Na análise do sócio da escola, “a bateria ultrapassou a guitarra por permitir extravasar melhor toda a energia contida na pandemia”.

School of Rock
Rua Visconde de Carandaí 43
Contato: 99324-8116

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: