A partir desta quinta-feira, às 19h, entra no ar, no canal do JB em Folhas no YouTube, a série JB em Folhas e Histórias, que reúne depoimentos de antigos moradores da região e os melhores momentos das lives realizadas entre fevereiro e março deste ano. Neste primeiro programa, o foco é o trecho do bairro do Jardim Botânico entre o Parque Lage e o Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Nas semanas seguintes, estreiam “Do túnel ao parque”, com as lembranças referentes à área entre o túnel Rebouças e o Parque Lage, e o último episódio sobre “O Horto Real”, dias 13 e 20 de maio, respectivamente.
Para lembrar as histórias “Do parque ao jardim”, contamos com a participação da museóloga Ana Cristina Vieira, da diretora do teatro O Tablado Cacá Mourthé e de Guido Gelli, que foi diretor do JBRJ. O ponto de convergência dos três convidados foi Bar Jóia. Ana Cristina, que nasceu e vive no bairro até hoje, lembrou de quando o estabelecimento era uma espécie de secos e & molhados, que vendia artigos importados, atraindo clientes como a cantora lírica Gabriela Besanzoni e a família Mariani, “os dois milionários da época”, como explicou na ocasião. Cacá contou que era tradição familiar frequentar o Jóia após os ensaios do Tablado, na década de 1970. Guido, por sua vez, revelou que a ideia do Abraço à Lagoa – ação da campanha de Fernando Gabeira a governador do Estado do Rio de Janeiro, em 1986 – surgiu nas mesas do bar.
Depoimentos do ator Chico Diaz, do iluminador Rogério Emerson, da jornalista Lísia Palombini, da cineasta Rosane Svartman e de Betty Borges, da Venda de Garagem, completam o programa. As memórias passam pela praça Pio XI e sua escadaria, pela Feira da Providência e por figuras conhecidas do bairro.
O projeto JB em Folhas e Histórias foi possível graças ao prêmio Ações Locais, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, com recursos da Lei Federal Aldir Blanc.