HISTÓRIAS CRUZADAS DO HORTO REAL

A partir das 19h, desta quinta-feira, 20 de maio, entra no ar “Horto Real”, terceiro programa da série JB em Folhas e Histórias, no canal do JB em Folhas no YouTube. O tempo foi curto para tantas histórias e muitas delas acabaram ficando de fora. Além de trechos da live realizada em 11 de março com a participação da cantora e compositora Fernanda Abreu, da historiadora Laura Olivieri e do videomaker Pedro Marins, este episódio conta com depoimentos do comerciante Gerson Simões (Bazar Gonzo), da jornalista Kristina Michahelles, da coreógrafa e empresária Pat Sauer (Sauer Danças) e do professor e decano do Centro Técnico e Científico da PUC-Rio Sidnei Paciornik, que há décadas vivem na região.

O amor pela natureza e o perfil simples e trabalhador da região conduzem a narrativa. A contextualização histórica de uma das idealizadoras e atual responsável técnica do Museu do Horto – que funciona apenas como museu de percurso – é peça fundamental para entender as diversas ondas de ocupação da região. O que fica claro nas declarações de todos os convidados é que quem passa pela região não pensa em ir embora. Quarta geração da família Marins, Pedro nasceu na mesma casa em que vive até hoje, na área conhecida como Caxinguelê. Ele estudou nas mesmas escolas públicas que Fernanda, que é sua contemporânea e chegou ao bairro aos 4 anos de idade. Enquanto Gerson casou-se com Sonia Gonzo, que já moravam em casas da antiga vila operária da América Fabril.

A realização destes três programas só veio a confirmar a importância de resgatar e preservar as memórias e vivências do bairro. São tantas curiosidades e lembranças, que fica a certeza de que ainda há muito a ser registrado sobre o Jardim Botânico. O projeto JB em Folhas e Histórias foi possível graças ao prêmio Ações Locais, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, com recursos da Lei Federal Aldir Blanc.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: