ACERVO DIGITAL VINÍCIUS DE MORAES

Mais de 40 anos após sua morte, Vinícius de Moraes acaba de ter seu acervo totalmente digitalizado e disponibilizado no site http://acervo.viniciusdemoraes.com.br. O poeta – que também foi compositor, dramaturgo, jornalista e diplomata – nasceu em uma chácara na rua Lopes Quintas (no atual número 390, onde há, inclusive, uma placa em sua homenagem) e viveu muitos anos na Gávea, onde veio a falecer.

O acervo reúne mais de 11 mil documentos originais, somando mais de 34 mil imagens, divididos em três partes: Correspondências, Produção Intelectual e Documentos Diversos. O objetivo é preservar o material de qualquer problema físico e garantir acesso gratuito a poemas, textos em prosa, letras de música, peças, roteiros, discursos, notas e cartas. O Acervo Vinícius de Moraes revela particularidades do processo de criação do poeta e sua busca pela melhor palavra, com erros e acertos. Só na área musical, são mais de 260 letras.

O projeto é fruto de um trabalho em família: a idealização foi da neta Julia Moraes; o design e a coordenação técnica têm a assinatura do sobrinho-neto Marcus Moraes; e a direção geral é da VM Cultural, comandada pelas filhas Georgiana de Moraes e Maria Gurjão de Moraes, esta última mãe da Julia e moradora do Jardim Botânico.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: