VIDA PRÁTICA COM AS CRIANÇAS NAS FÉRIAS

Com as férias escolares chegando, é tempo de pensar no que fazer com as crianças. Mesmo com alguma flexibilidade no isolamento social, o momento ainda gera cuidados. Nesse sentido, há muito a aprender com o método montessoriano. Apesar de elaborada há mais de 100 anos, a proposta pedagógica é vista como moderna e em sintonia com a nova realidade das famílias em tempos de pandemia.

Sonia Maria Braga, psicopedagoga e fundadora da Meimei Educação Infantil, destaca que uma das áreas curriculares criada por Maria de Montessori foi batizada de Vida Prática, que começa por pequenas ações do cotidiano e, aos poucos, alcança atitudes de cidadania. O ideal é que a família entenda que a proposta deste segmento é trazer para dentro da escola aquilo que se tem em casa para, depois, levar essas experiências de volta.


– É preciso confiar na criança, deixar que ela mostre o quanto é capaz. Na escola, orientamos a usar faca, misturar ingredientes, levar uma comida ao forno… Tudo isso pode ser testado e estimulado em casa, no dia a dia, especialmente no período de férias – provoca Sonia

Essas tarefas podem parecer pequenas, mas estimulam a coordenação motora, aumentam a capacidade de concentração, organização e colaboração, favorecendo o desenvolvimento global das crianças. Nesse sentido, as férias podem ser consideradas como um período de “prova do aprendizado”. Uma prática comum da Meimei é enviar para os pais uma lista de coisas que seus filhos já sabem fazer. Como nem todas as crianças se oferecem para fazer determinadas coisas, a lista indica aos pais o que é possível delegar a elas: “De uma maneira geral, a criança tem prazer em ajudar, mas, às vezes, é preciso fazer um convite. O exemplo do adulto é muito importante”, observa a psicopedagoga. A ideia é valorizar a colaboração e estabelecer uma rotina.


– Deixe que a criança faça por ela mesma o que ela pediu para fazer. Se ela não pedir, convide-a: “As plantas estão precisando de cuidado”; “Vamos lavar os brinquedos?”; ou “Precisamos separar livros e roupas para doar” – sugere.

Uma das atividades que as crianças mais gostam é a culinária, ponto positivo para a nova realidade que levou todo mundo para a cozinha no último ano. Picar frutas para uma salada, misturar a massa do bolo, formatar biscoitos, tudo isso é brincadeira para a turma miúda. Entretanto, a culinária trabalha vários sentidos – além do paladar, tato, olfato e visão – e pode até levar a uma mudança de hábito. A diretora da escola lembra de casos de uma criança que não comia pera, mas não dispensou a salada de frutas feita com ela; e outra cujos pais afirmaram que não suportava sopa e comeu dois pratos depois de ajudar a cortar os legumes.

A gastronomia tem uma função de desmistificar e mudar o conceito diante de certos alimentos. Uma dica é aproveitar a oportunidade de cozinhar junto para apresentar uma coisa nova. O colorido das frutas e legumes já é atraente por si só, assim como o apelo do sabor.

Essas atividades de vida prática são intrínsecas às noções de higiene, matemática, biologia, química, preparando a criança para futuros conhecimentos. Depois de fazer e provar, vem outra parte que as crianças apreciam: limpar, lavar e organizar. Tudo isso é motivo de prazer num ambiente adaptado ao tamanho delas. As crianças adoram as atividades que envolvem água: “Elas estão entre as tarefas favoritas na escola”, afirma Sonia. Cuidar e sentir-se responsável pelo seu espaço é agradável.

Sugestões de Atividades de Vida Prática para incorporar ao dia a dia, para que graça e cortesia façam parte da vida de todos, gerando um reflexo positivo na sociedade:

  1. Ajudar a fazer a cama e dobrar e guardar seu pijama ou camisola.
  2. Dar bom dia, boa tarde, boa noite a todos da família ou àqueles que participam da vida doméstica.
  3. Vestir-se sozinha. No início demora, tem que repetir algumas vezes os movimentos, mas ajude o menos possível.
  4. Arrumar seus brinquedos sempre que terminar de brincar.
  5. Fazer uma separação dos brinquedos e livros que já não usa para doação.
  6. Regar plantas e limpar suas folhas com carinho.
  7. Ajudar a colocar e tirar a mesa antes e depois das refeições, raspando o lixo na lixeira antes.
  8. Lavar legumes ou frutas e ajudar a descascá-los e picá-los.
  9. Levar o lixo para o local adequado.
  10. Caso tenham animal de estimação, participar dos cuidados dos mesmos. Cão: levá-lo para passear, escová-lo, trocar a água, colocar o alimento. Gato: escová-lo, trocar água, colocar o alimento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: