RECICLANDO O ÓLEO DE COZINHA

Cada família brasileira descarta, em média, 1 litro de óleo por mês. Cerca de 99% desse volume é despejado na pia da cozinha erroneamente e, se o esgoto não for devidamente tratado, o produto pode chegar a rios, lagos e até o oceano. A consequência disso é a contaminação de milhares de litros de água, entupimentos de ralos e outros malefícios.

Foi esse pensamento que motivou a criação da Pac Óleo, que vem realizando um importante trabalho de conscientização e coleta desse material. Ao ser tratado com técnicas de reciclagem, o óleo é reaproveitado e vira fonte de renda para muitas famílias, podendo ser transformado em sabão, vela, tintas, ração de animal, biodiesel. Para se ter uma ideia do impacto da startup, o óleo arrecadado somente na 10ª edição do mercado Faz Girar, na Cobal do Humaitá, protegeu mais de 250 mil litros de água.

Preparar o produto para a reciclagem é bem simples. Espere o óleo esfriar e deposite-o em uma garrafa PET. Faça isso todas as vezes após utilizar o óleo até encher a garrafa. Uma vez cheia, é só avisar para que seu endereço seja incluído na coleta. Ao entregar garrafas de óleo vegetal usado, o usuário estará, automaticamente, contribuindo com a campanha “Gotas Solidárias” de doação continuada para ações de sustentabilidade. Funciona assim: o doador recebe pontos que podem ser trocados por benefícios como descontos em produtos e serviços, e parte do valor arrecadado é destinado a cooperativas e instituições filantrópicas.

O único ponto de coleta na região é na sede da AMAHU – Associação de moradores do Humaitá. Outra opção é levar o produto até o escritório do Ciclo Orgânico, que também é parceiro do projeto, em Botafogo.

Foto: Pac Óleo no mercado Faz Girar.

Passo a passo:

  • Guarde o óleo usado numa garrafa pet
  • Cadastre-se no site https://www.pacoleo.com.br/
  • Informe que tem óleo armazenado
  • A equipe PacÓleo colocará seu endereço na rota ou solicitará que você leve sua garrafa ao Pac Ponto mais próximo.

Pontos de coleta Pac Óleo mais próximos:

AMAHU: rua Miguel Pereira 41 – Humaitá

Ciclo Orgânico: Rua Hans Staden 10 / loja C – Botafogo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: