NUTRIÇÃO INTEGRATIVA TEM ALIMENTAÇÃO COMO ALIADA

Saúde integral poderia ser um sinônimo para nutrição. Ainda mais nesses tempos de pandemia, em que comer bem passou a ser considerado um ato de prevenção de saúde e não mais uma questão apenas de moda. Como a busca por uma vida saudável não é tão simples quanto parece, os profissionais da área têm tido trabalho dobrado e merecem todas as homenagens no próximo Dia do Nutricionista, comemorado em 31 de agosto.

Em seu consultório no Lach Laboratório, no Jardim Botânico, a nutricionista clínica e funcional Taissa Müller tem acompanhado a mudança de objetivos de seus pacientes/clientes. Além de emagrecer, ganhar massa muscular, perder gordura e melhorar a pele, ela afirma que aumentou a procura de pessoas que querem melhorar a disposição, a libido e o sono, entre outras coisas:

– Atualmente, minhas consultas não se limitam a um plano alimentar. Meu maior desafio é desenvolver nas pessoas uma relação salutar com a comida, sem culpa e sem rótulos, literalmente. Levo em conta o dia a dia de cada um, visando a melhoria da qualidade de vida, a prevenção de doenças e a longevidade com saúde – explica.  

Taissa segue atendendo presencialmente e on-line. As consultas remotas possibilitaram consultas de pessoas que estão morando fora do Brasil.  Após um ano e meio de pandemia e a continuidade do trabalho em home-office, ela recomenda não ter disponível em casa alimentos que não são saudáveis e evitar ficar muitas horas consecutivas sentado: “Ainda não dá para dizer que as pessoas estão comendo melhor, mas percebo uma preocupação legítima com isso”, avalia.

Com mais de 15 anos de experiência, Taissa gosta e aplica o conceito de nutrição integrativa, acreditando que a alimentação é parte de todo o processo de saúde a ser percorrido.  Para ela, a alimentação é uma forte aliada para manter a imunidade em alta e diminuir o risco de desenvolver doenças. Não se trata de comer um alimento específico, mas sim de ter uma rotina de alimentação e práticas saudáveis: “Uma alimentação baseada em frutas, legumes e verduras é sempre a melhor opção. Os alimentos ricos em vitamina C, como limão, caju e laranja, ajudam a prevenção de várias doenças”, avisa. A questão da sazonalidade precisa ser levada em conta não só na hora da compra de alimentos, mas também na forma de prepará-los:

– Se saladas não agradam no inverno, troque por folhas refogadas, legumes cozidos e sopas. A ingestão de líquidos e os exercícios também não podem ser negligenciados. Mesmo que a sede tenha diminuído com o frio, beba mais chás; se não consegue acordar cedo para fazer exercícios, mude o horário da atividade – orienta.

Para quem está na expectativa do primeiro verão pós-vacina, Taissa lembra que a história e as particularidades de cada pessoa devem ser avaliadas por um profissional. Uma dica especial para os leitores do JB em Folhas é Bowl Vegano. Confira a receita abaixo:

BOWL VEGANO

Ingredientes:

Mix de folhas;
1 brócolis americano;
1 folha de couve-flor pode usar a couve-flor também;
2 pedaços abóbora cabotiá;
azeite de oliva
1 colher de sopa de abacate
tofu
gergelim, semente de abóbora e girassol
1 colher de sopa de tahine
shoyo de coco
1 limão
pimenta do reino e sal

Modo de preparo:

Cozinhe o brócolis no vapor. Coloque no forno a couve-flor com as folhas e a abóbora. Tempere com azeite e sal a abóbora. Adicione 1 colher de sopa de tahine na couve-flor. Corte e grelhe o tofu com shoyo de coco e salpique gergelim. Deixe douradinho. Monte o bowl e salpique nas folhas semente de abóbora e girassol. Tempere as folhas com limão e pouco azeite.

Você encontra outras dicas na conversa com Taissa Müller, na Live in JB #30, disponível no canal do JB em Folhas no YouTube.

LABORATÓRIO LACH
Agendamento pela central (21) 2549-8141, por WhatsApp (21) 98143-1136 ou e-mail lach@lach.com.br.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: