MADEIRAS CRIATIVAS E PRA LÁ DE SUSTENTÁVEIS

Diminuir o ritmo, aumentar o contato com a natureza e ressignificar a vida. Muita gente adotou esse mantra com a pandemia, mas não foi o caso da fotógrafa Luciana Tancredo. Ela escolheu esse caminho há três anos, quando resolveu se mudar para um sítio na região serrana do Rio de Janeiro. A decisão espelha sua vida: infância comendo frutas no pé e registros fotográficos de árvores que capturam seu olhar profissional.

Editora de fotografia da revista Plurale, publicação com foco em meio ambiente e Terceiro Setor, Luciana Tancredo criou a Madeiras Criativas há três anos, com uma pegada de sustentabilidade. A ideia é levar um pouco da natureza para dentro de casa. As madeiras utilizadas proveem de demolição ou de árvores que caem com as chuvas, raízes e galhos encontrados em suas caminhadas diárias. Luciana começou tratando pedaços de troncos de árvores, transformando-os em tábuas para queijos, frios, pizzas, entre outras utilidades. Com corte em tamanhos e formatos diferentes, agregando garrafas de vidro e peças garimpadas em ferro velho, brechós ou antiquários, a criatividade abriu novas possibilidades: vaso de planta, castiçais, luminárias, organizadores, cabides, incensários, suporte para vinhos…


– Gosto muito de criar luminárias e castiçais. Poucas vezes pego um galho ou uma raiz com uma ideia pronta para fazer com ele. Na maioria dos casos, pego porque gosto da forma ou da cor. Algumas vezes, mudo de ideia no meio do caminho, e o que seria um castiçal acaba virando luminária – conta.

Diferentes versões de Castiçais Tronquino

O estilo rústico e as formas naturais das madeiras encontradas são preservadas no trabalho de Luciana. Muitas vezes, as madeiras precisam ficar secando por semanas até estarem prontas para serem manipuladas, mas, mesmo assim, ela produz cerca de 10 peças por semana.

As Madeiras Criativas estão à venda no Instagram da marca e na loja Local, da Escola de Artes Visuais do Parque Lage: “A ideia é conseguir viver só disso, mas ainda tenho um bom caminho para chegar lá”, admite a artesã.

Loja Local (EAV) – Parque Lage
Madeiras Criativas – peças únicas de decoração sustentável, reutilizando madeiras, folhas e vidros.
Luciana Tancredo: 99975-8020

8 comentários em “MADEIRAS CRIATIVAS E PRA LÁ DE SUSTENTÁVEIS

  1. Essa extraordinaria artista da fotografia e das madeiras é minha cunhada, Luciana.
    Eu tenho inúmeras peças dela suas peças fazem enorme sucesso como presentes pra todas ocasiões.
    Eu sou fã #1! Tenho um montão de peças!! Amo!

    Curtir

  2. Muito importante e criativo trabalho com recursos renováveis e reciclados gerando objetos utilitários e belos. Continue criando e expandindo seu trabalho ímpar. Parabéns Luciana!

    Curtir

  3. que lindas novidades!!! Já tenho dois trabalhos da Luciana Tancredo e sou apaixonada!! Presentes unicos e eternos!!! As madeiras continuam como novas, depois de anos!!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: