TODO O PODER DOS PETS

No Brasil, não faltam motivos para comemorar o Dia do Médico Veterinário, em 9 de setembro. Segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária, o país é o maior em número de veterinários ativos, que, em 2018, somavam mais de 124 mil profissionais. Além disso, o Brasil é também o terceiro mercado pet do mundo, um setor que, em 2020, quando a economia brasileira encolheu, teve um crescimento de cerca de 14% em relação a 2019, acumulando faturamento acima de R$ 40 bilhões para um universo de 140 milhões de bichos de estimação, de acordo com o Instituto Pet Brasil.

Pesquisa feita pelo JB em Folhas no Instagram apontou o veterinário Thomas Becker como favorito do Jardim Botânico. Há 20 anos, ele mantém seu consultório na rua Visconde de Carandaí, com seu assistente David, atendendo uma média de 60 pets por semana. Clínico geral e especializado em anestesia de pequenos animais, Thomas é alemão, embora o sotaque e os olhos um pouco puxados façam referência à nacionalidade da mãe, japonesa. Ele acredita que o veterinário, hoje, tem um papel importante nas famílias, ocupando muitas vezes o lugar de “médico da casa”:

– Os pets agora fazem parte da família e recebem um tratamento diferenciado. Com a proximidade do verão, recomendo evitar passeios nos horários mais quentes do dia e muito líquido para todos – receita.

Os serviços e produtos veterinários são tantos e tão importantes, que já ganharam até canal de TV exclusivo com exibição a cabo e on-line. A força deste mercado mostra suas garras na região do JB, Gávea, Humaitá e Lagoa, somando mais de duas dezenas de estabelecimentos. Um exemplo do crescimento desse mercado pode ser medido com o ator Matheus Nachtergaele, morador do Jardim Botânico e apaixonado pela raça Setter Gordon. Ele tem oito cães, mas, durante a pandemia, mandou quatro deles para o canil, porque ficou sem ninguém para ajudá-lo em casa.

– São companhias perfeitas para a pandemia, pois exigem algum cuidado, mas devolvem em carinho. Esse bairro é maravilhoso para ter cachorro, é muito agradável passear com eles – atesta Matheus, que é “cachorreiro” desde criança.
Os oito cachorros de Matheus Nachtergaele

Na rua Lopes Quintas, a pet shop Sanidad Animal foi aberta há pouco mais de um ano, em plena pandemia, pelo veterinário Luiz Carlos Coutinho e sua filha Marina. O negócio teve boa receptividade, mantendo-se sempre atento às demandas da clientela. Logo na abertura, a loja inovou com a venda de máscaras com fotos dos bichinhos de estimação. Com o tempo, ampliaram sua gama de produtos de acordo com sua vizinhança, passando a vender ração para todo tipo de animais domésticos:

– A gente percebeu que a procura aqui é bastante diversificada. Além de produtos para gatos e cachorros, temos medicamentos, acessórios e rações especiais para peixe, passarinho, calopsita, papagaio, tartaruga e outros bichos – avisa Luiz.

A Sanidad Animal conta com uma linha de ração natural e álcool em gel feito de cereais, mais adequado para os bichos, conforme indica o veterinário, que tem mais de 30 anos de experiência. Como ninguém é de ferro, a loja tem também uma linha de petiscos. Além dos tradicionais biscoitos, bolo, pão de queijo e pão de chocolate fazem bastante sucesso com a bicharada.

Petiscos caninos são a especialidade da Barkeria, pioneira em produtos naturais para cachorros no Rio de Janeiro, feitos com frutas e verduras cultivadas em polo orgânico da região serrana. A marca foi criada em 2014, no Parcão do JB, por um grupo de cinco amigos e, atualmente, possui pontos de venda em 20 estados e 50 cidades, incluindo a rede de supermercados Zona Sul.

Em fase de crescimento, a Jimmy Pets prepara-se para dobrar de tamanho, assumindo os dois andares da lanchonete Polis Mix na rua Jardim Botânico. No novo endereço, haverá espaço para uma maior variedade de produtos para os animais, incluindo opções de rações, remédios e aquários. O andar de cima funcionará como veterinária e espaço para tosa e banho de cachorros.

Se tem uma coisa neste universo que diminuiu com a pandemia foram as festas. Antes comuns em espaços como o parcão da praça Ricardo Palma, as festas de aniversário de cachorro caíram em desuso. Pelo menos por enquanto. Uma exceção foi o Dia de Princesa com que a mascote do quartel dos Bombeiros do Humaitá foi presenteada recentemente. Um dos mimos que a vira-lata Ludmila ganhou foi uma capa de chuva vermelha, feita especialmente para ela pela Shadow Capas. A ideia foi da moradora do bairro Moira Lynch, da Dogme.Lynch, que fabrica comedores elevados, importantes para a saúde dos animas. Ela conseguiu o apoio de pet shops e da veterinária Lúcia Abt, da Mia Látea, também aliada da atriz e protetora de animais Betty Gofman.

A rede de proteção aos animais é bastante forte no Jardim Botânico e conta também com a coreógrafa Pat Sauer, da Sauer Danças, e o administrador e sócio da Creche Atchim João Mutzenbecher. Há cerca de quatro meses, João criou o perfil no Instagram @findmypetbrasil com o objetivo de ajudar a conectar pessoas e animais e já conseguiu encontrar um lar para seis pets. Para ele, que tem duas gatas e uma cachorrinha, “adoção é amor”:

– Sempre penso no sofrimento dos animais e de seus donos. Um ano depois da morte do meu outro cachorro, o Chocolate, resolvi usar o perfil dele para ajudar a encontrar pets desaparecidos e encontrar novos tutores para animais em situação abandono. Ainda é muito difícil encontrar pessoas que queiram adotar cães e gatos de rua – constata ele, que não troca seus vira-latas por nenhum animal de raça.

Veterinário Thomas Becker: 98733-4804
Sanidad Animal Pet Shop: 3557-9200 / 99303-6113
Barkeria: 97260-0031 (WhatsApp)
Jimmy Pets: 3496-8953 / 99922-0599
Dogme.Lynch: 96703-7634
Shadow Capas: https://www.instagram.com/shadow.capasesnacks/
Find My Pet: https://www.instagram.com/findmypetbrasil/

Um comentário em “TODO O PODER DOS PETS

  1. Excelente matéria. Ao abrigar-me num galpão durante a pandemia, deparei-me com 7 filhotes SRD q hoje com 1ano e 6 meses ainda estão disponíveis para adoção. Castrados e vacinados. Informações no Instagram @lulahime e WhatsApp 969336101.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: