AJUDA PARA COLOCAR ORDEM NA CASA

A pandemia – que nos levou a ficar mais tempo em casa e impôs o compartilhamento de ambientes pessoais e profissionais – confirmou uma tendência da última década: o poder de uma boa arrumação. Uma das maiores responsáveis por isso no Brasil foi a atriz e apresentadora Micaela Góes, que transformou seu talento para a organização em profissão em 2011, com o programa “Santa Ajuda”. Exibido no canal a cabo GNT, o programa teve 12 temporadas, a última foi ao ar em 2020, já sob os efeitos e limitações provocados pela Covid-19.

A novidade ganhou espaço no mercado. Surgiram cursos, serviços, lojas, profissionais, tudo voltado para a organização e harmonização de ambientes. A advogada Márcia Maria D’Ávila, moradora da Gávea, acredita que uma vida mais organizada gera tempo livre para gastar com o que realmente importa e dá prazer. Ela começou a se dedicar a esse nicho de mercado, gradativamente, há cerca de 10 anos, período em que fez vários cursos de organização e passou a prestar consultoria em organização funcional e decoração. A empresa As Marias em Ordem foi criada em sociedade com sua filha Maria Fernanda, tendo como proposta tornar funcional e/ou confortável um espaço novo ou antigo.

– A ideia é fazer uma grande mudança com o menor custo possível. Para isso, contamos com ideias práticas e simples de serem realizadas e mantidas, contando com fornecedores de qualidade e profissionais competentes em suas áreas de atuação – explica Márcia, que faz questão de dizer que não faz projeto de arquitetura.

A atuação das Marias Em Ordem passa por dois critérios fundamentais: economia e valorização estética de um imóvel (ou parte dele), de acordo com a finalidade de sua utilização: “Para diminuir os custos, procuramos aproveitar móveis e objetos já existentes, recuperando-os e redistribuindo-os. Os novos posicionamento e funcionalidade surpreendem os clientes”, afirma ela, que já fez várias transformações de ambientes.

O trabalho não parou na pandemia, quando espaços antes privados se tornaram públicos. As Marias Em Ordem foram chamadas para fazer a transição de um casal que saiu de uma casa grande para um espaço menor; transformar uma sala pouco usada em estúdio para aulas de ginástica on-line; adequar um ateliê de moda para receber clientes; preparar uma cobertura para aluguel de temporada; entre outras soluções. Segundo Márcia, a tendência atual é a praticidade, da limpeza e manutenção à escolha das cores dos estofados.

Uma simples mudança de cores, tecidos e estampas do enxoval é capaz de transformar um ambiente. O primeiro passo para mudar a “personalidade” de um quarto, por exemplo, é trocar os lençóis, comprar uma nova colcha ou acrescentar porta-travesseiros à cama. Um bom endereço para isso na região é a loja Rouparia Carioca, no Shopping da Gávea. Além dos itens tradicionais, a loja entrou no clima da primavera com um tapete de croché multicolorido, feito à mão pelas artesãs do grupo ArtFio, de São Gonçalo do Amarante, no Ceará. Outros destaques da estação são almofadas com estampas pintadas em aquarela e toalhas de todos os tamanhos bordadas com flores de manacá.

– Passar mais tempo em casa fez muita gente estabelecer uma nova relação com o espaço onde mora e com o bem-estar de quem está lá dentro. Quem adiou por muito tempo trocar roupas de cama e banho achou que havia chegado a hora. São justamente os jogos de lençol e as toalhas os itens mais procurados em nossas lojas – afirma Cecília Camargo, Diretora Criativa da Rouparia Carioca.

Pequenos objetos e até sachets e óleos essenciais também podem fazer uma grande diferença na decoração. Um segredo do Jardim Botânico é a loja 1001 Nuits, na galeria dos Correios. Grande parte dos objetos ali tem inspiração oriental e destacam-se nos ambientes, como as almofadas floridas importadas da Índia e as caixinhas e porta-joias de madeira – talhadas ou de marcheteria, forradas de veludo vermelho –, feitas no Egito. À mesa, pratos, tigelas e petisqueiras de cerâmica turcos garantem um colorido especial. Os objetos à venda são garimpados nas viagens de Rosane Lopes, para quem a decoração não se limita ao visual, passa também por emoção, aroma e sabores. Ela acaba de retornar da França, onde abriu uma loja pop up em Paris, que funcionou ao longo do mês agosto. Apesar de ser um mês de férias, o movimento foi bom e confirmou o aspecto multicultural da capital francesa:

– A experiência foi ótima. Paris é uma cidade cosmopolita, por onde circulam pessoas do mundo todo. Recebi clientes da Austrália, EUA, Dinamarca, que gostaram das mesmas coisas que vendo no Rio. Vendi quase tudo que levei nas três primeiras semanas. Na última, montava colares com pedras brasileiras, grandes e pequenos, de manhã para vendê-los à tarde – conta.

O sucesso passa pelo conceito de comércio justo, que rege a vida de Rosane. Ela recebe indicações de cooperativas e pequenas iniciativas do mundo todo e abre espaço para elas, como fez com caixas de papel marché produzidos na fronteira da Índia com o Paquistão e os lenços indianos, que podem servir até de toalha de mesa. Estes últimos chegarão à 1001 Nuits em novembro, bem a tempo para o Natal, adianta Rosane.

Levar peças únicas – ou quase – para casa pode ser acessível mesmo para quem não tem condições financeiras de comprar uma obra de um artista renomado. Três endereços com artigos com um quê de exclusividade são as lojas da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, do Jardim Botânico do Rio de Janeiro e O Sol Artesanato. Na Local, da EAV, há desde obras de arte e reproduções a luminárias rústicas, feitas a partir do reaproveitamento de madeiras e galhos pela Madeiras Criativas. Já na lojinha da Associação de Amigos do Jardim Botânico, os quadros com fotos do JBRJ assim como as canecas com estampas temáticas criadas pela designer Márcia Quintela têm sempre saída. No quesito artesanato, a loja O Sol é referência, com bonecos e outros objetos de cerâmica para colorir a casa. A novidade por lá é são os artigos de pegada mais contemporânea da Parceria Carioca, que sempre tem porta-copos e outras peças de decoração diferentes.

Serviço

As Marias Em Ordem
Contato: 99423-2643

Rouparia Carioca
Shopping da Gávea

1001 Nuits
Rua Jardim Botânico 728 / Loja 106

Local EAV
Parque Lage – Rua Jardim Botânico 414

Amigos do JB
JBRJ – Rua Jardim Botânico 1008

O Sol Artesanato
Rua Corcovado 213

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: