OUTUBRO ROSA NO LACH LABORATÓRIO

Em outubro, o mundo inteiro se veste de rosa. Por trás da cor, há toda uma campanha de conscientização para controle do câncer de mama, estimulando falar sobre a doença, o diagnóstico, os tratamentos, as dores, as perdas, os direitos, a cura e os métodos de prevenção.

A onda rosa se espalhou rapidamente e, a cada ano, ganha força com a adesão de instituições, marcas e empresas, como o Lach Laboratório, que dedica o mês de outubro à saúde da mulher. Muito além de trocar o azul de sua marca pelo rosa, o laboratório tem compromisso com a prevenção e detecção da doença, tendo como ferramentas o perfil Estronex e o exame de análise de Genoma Completo. Este último é capaz de identificar todas as variações genéticas no genoma, indicando a predisposição ou não a tumores. A diretora do laboratório Barbara Lucena explica que “o laudo fornecido pelo Lach oferece 100% do genoma sequenciado, sendo assim o melhor teste de DNA para descobrir os riscos genéticos para a saúde e para o diagnóstico mais rápido e preciso de doenças como o câncer de mama em todas as etnias”.

Ilustração da diferença entre os testes genéticos.
O do Lach é o completo.

O sequenciamento do genoma humano é uma das pesquisas científicas mais importantes no século XXI e vem revolucionando a medicina. Os testes genéticos são capazes de apontar se uma pessoa apresenta um risco elevado para uma doença ou não. A predisposição ao câncer de mama e de ovário, por exemplo, fica evidente nas mutações de dois genes, um risco que, em alguns casos, só pode ser identificado a partir da análise do material genético. Um fato que deu visibilidade a testes desse tipo aconteceu em 2013, quando a atriz norte-americana Angelina Jolie anunciou que havia sido submetida a uma dupla mastectomia como medida redutora de risco, após ter tomado conhecimento de uma alteração genética hereditária, que poderia provocar o desenvolvimento de tumores. A decisão da atriz foi corajosa e, ao mesmo tempo, polêmica, mas há outros possíveis desfechos que precisam e devem ser considerados caso a caso e discutidos com um médico de confiança.

Já o perfil Estronex avalia seis importantes metabólitos do estrogênio e suas relações, auxiliando mulheres e homens a identificarem a existência de riscos de desenvolver cânceres estrógenos sensíveis, incluindo, além do de mama, o de ovário, de colo de útero e próstata, entre outros. O resultado do exame é importante para a tomada de decisão de qual terapia de reposição estrogênica é mais adequada, levando em conta a avaliação genética de cada um. O perfil Estronex é obtido a partir de uma simples amostra de urina. A boa notícia é que, caso os índices apontem risco de longo prazo de câncer, estudos já demonstraram que o risco é modificável com intervenções nutricionais, redução de estresse e aumento de exercício cardiovascular.

Sobre a campanha Outubro Rosa

A campanha Outubro Rosa foi criada em 1990, pela Fundação Susan G Komen for the Cure, nos Estados Unidos, mas chegou ao Brasil somente 20 anos depois, com a adesão do Instituto Nacional do Câncer. Desde então, o instituto vem promovendo eventos técnicos, debates e palestras sobre o assunto. Atualmente, o INCA estima que, para cada ano do triênio (2020/2022), sejam diagnosticados no Brasil 66.280 novos casos de câncer de mama, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres. Nos Estados Unidos, a American Cancer Society aponta que cerca de 200 mil novos casos de câncer de mama invasivo são esperados entre as mulheres nos EUA por ano; enquanto cerca de dois mil homens são atingidos. Mais de 30 anos após seu surgimento, o movimento Outubro Rosa ainda mostra-se fundamental para estimular a participação da população no controle do câncer de mama, destacando a prevenção e os meios necessários e disponíveis para que isso aconteça.

LABORATÓRIO LACH – www.lach.com.br
Rua Jardim Botânico 512: exames, vacinas, EMS, osteopatia, fisioterapia, terapias, nutrição e estética.
Rua Jardim Botânico 468: apenas para exames de COVID-19.
Atendimento de domingo a domingo, das 7h às 19h.
Para coleta na unidade, não é necessário agendamento.
Agendamento para Coleta domiciliar: (21) 98143-1136 ou no site (taxa de logística aplicável)
Outras informações: (21) 99887-7077
Agendamento pela central (21) 2549-8141, por WhatsApp (21) 98143-1136 ou e-mail lach@lach.com.br.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: