O Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica será reaberto nesta sexta, 5 de novembro. Além de obras e instalações do artista que tem seu acervo guardado na casa em que morou no Jardim Botânico, a reinauguração do espaço contará com show na rua de Chico Brown, músico e cantor que nasceu e viveu boa parte de seus 25 anos no mesmo bairro. Segundo César Oiticica Filho – sobrinho de Hélio, diretor artístico do espaço e gestor de seu legado –, a proposta centro cultural é estabelecer o diálogo entre o trabalho do Hélio e a cidade. Nesta nova fase, dois penetráveis inéditos serão montados: um no interior do CMAHO e outro a céu aberto, dando margem a intervenções artísticas diversas, de grafite a espetáculo de dança, reforçando o conceito original de penetrável de incitar a participação do espectador.
– É importante manter um número significativo de obras do Hélio para devolver o sentido de um espaço que leva seu nome – comenta Vera Saboya, gerente de equipamentos culturais da Secretaria de Cultura e também moradora do JB.
O show de Chico Brown – cujo nome artístico faz referência ao avô, Chico Buarque, e ao pai, Carlinhos Brown – acontecerá no Penetrável PN10, instalado em frente ao CMAHO, na rua Imperatriz Leopoldinense, nas proximidades da Praça Tiradentes.