VAIVÉM COMERCIAL

18/11/2021

Final de ano chegando com muitas novidades na região, algumas delas com endereços secretos, como a Maricotas Bakery, de pães artesanais; o Atelier Pfeiffer, aposta da atriz Sílvia Pfeiffer em doces; Monami Forneria, investimento de João Camargo, morador do JB há 25 anos e fundador do Nanquim, com sua filha nutricionista; além de uma dark store (nome em inglês para um depósito de produtos sem atendimento físico) do aplicativo Rappi, para garantir entregas em 10 minutos a clientes localizados a, no máximo, 2 km de distância, no início da rua Jardim Botânico.

Sem esconder seu endereço, a loja de acessórios Brir está funcionando na rua Faro, e a Kopenhagen inaugura, em breve, mais uma unidade, na galeria da rua Maria Angélica. Além disso, a paisagem está mudando na rua J.J. Seabra, na esquina com a Lineu de Paula Machado, onde duas casas foram demolidas para a construção de um novo prédio da Mosak.

Em dezembro, a rua Lopes Quintas será revitalizada com a reabertura dos antigos endereços da Casa Carandaí e Lorenzo Bistrô. No primeiro, os chefs Manu Zappa e Ricardo Lapeyre abrem o Prosa, que reunirá padaria, mercadinho de pequeno produtor, bistrô, bar de vinhos naturais e espaço para aulas.  Na casa da esquina da rua Visconde de Carandaí, a chef Ludmilla Soeiro inaugura o Malkah com clássicos de seu restaurante Zuka, do Leblon.

28/10/2021

Tem novidade na área! Na rua Maria Angélica, ao lado da Janela Livraria, já está funcionando o Café Enredo, que, a partir de novembro, somará às delícias da mesa objetos para casa, com peças novas e usadas. Já na rua Pacheco Leão, a movimentação é grande nos endereços dos antigos restaurantes Couve-Flor e Borogodó. O primeiro vai virar uma hamburgueria do Clube Flamengo, com inauguração prevista para novembro; o segundo repintou sua fachada, mas ainda não divulgou o que vem por aí. Cansada de ser assaltada, a Lojas Americanas da rua Marquês de São Vicente está de mudança para o outro lado da rua, no Shopping da Gávea, onde ocupará o lugar que pertenceu à Le Lis Blanc, no 2º piso. Também no shopping, em novembro abre a loja Da Thábata, especializada em tortas bascas, uma espécie de cheesecake..

O mercado pet é dos mais agitados. A rede Petz está reformando um espaço nobre, na esquina da rua Jardim Botânico com General Garzon. Na rua Von Martius, a loja Au Miau agora chama-se Xodozin Pet Shop, com serviços de spa, veterinária e farmácia. Na Gávea, a tradicional loja de animais Break, que ficava na esquina das ruas dos Oitis e José Roberto Macedo (entre o Sushimar e o Guimas), está se mudando para Botafogo. No lugar, vai abrir um Bar Canastra, reforçando o perfil boêmio do Baixo Gávea.

Em clima de despedida, a filial da Drogaria Max na rua JB, entre Lopes Quintas e Pacheco Leão, anunciou seu fechamento em 31 de outubro, mas garantiu a recolocação de seus funcionários em outras filiais. O motivo alegado foi o aumento do valor do aluguel da loja.

7/10/2021

Mês de outubro começa com novidades. No Humaitá, a academia de lutas Elite Martial Arts já está funcionando onde ficava a loja Mutações, no Largo dos Leões. A Cobal, que está despejando antigos comerciantes alegando que não são do ramo de hortifrúti, inexplicavelmente aceita a abertura de novos estabelecimentos. Na parte interna, abriu o Mercado das Delícias, ao lado da Antiga Mercearia e Bar. Do outro lado, é anunciada a chegada do restaurante de comida árabe Cedrus. Na Fonte da Saudade, o antigo restaurante Ki virou delicatessen. Além de iguarias nacionais e importadas, o Empório D.O.C. oferece um Pet Stop (foto), para dar água e prender os cachorros enquanto os clientes vão às compras. No Shopping da Gávea, a temporada das crianças ganhou reforço com a loja Mundo Paralelo, de artigos relacionados ao universo dos games.

No Jardim Botânico, há preocupação com a possível abertura de um Hortifruti na rua Lopes Quinas, ao lado da loja Grand Cru. Apesar de o comércio em si agradar, alguns moradores temem pelo impacto no trânsito da vizinhança e alertam sobre o transtorno gerado pelo estabelecimento na rua Maria Angélica e a importância de estabelecer regras de convivência. Na Pacheco Leão, o antigo endereço do Couve-Flor está em obras e cogita-se que abrigará um empório de bebidas destiladas. Já os espaços do Bar do Horto e Yumê devem seguir no ramo gastronômico.

9/9/2021

Impossível passar pela rua Jardim Botânico, na esquina da Conde Afonso Celso e não perceber a ampliação da Drogaria Cristal, que dobrou de tamanho com a incorporação do espaço do antigo salão Karícia. A obra acabou na primeira semana de setembro e vem atraindo os moradores do entorno com seu ambiente espaçoso e ofertas. O Buddah Bar mudou para a rua Von Martius seu sistema de delivery delivery, que funcionava na rua J.J.Seabra. No Humaitá, as novidades são a loja Dream Cell, ao lado da loja Ih!Deias, com acessórios para todos os tipos de aparelhos celulares; e a Banca do Tunico (foto), inaugurada há dois meses no Largo dos Leões, dedicada a discos de vinil de gêneros variados, livros e camisetas relacionados à música e itens de tabacaria. É possível até fazer encomendas pelo Instagram. Na Cobal, o estacionamento voltou a funcionar, agora administrado pela BH Park.

9/8/2021

A gastronomia anda em destaque na região. Na Gávea, as novidades são uma filial da Maria Açaí, ao lado Da Casa da Táta, e o Guita Bistrô, que, entre sanduíches de costela e de “carne” de jaca, incluiu no cardápio casadinho e quindim, em homenagem à loja de doces Menininha, que funcionou no mesmo endereço por 40 anos. No Jardim Botânico, o mês de agosto começou com a inauguração do Jota Gourmet, localizado dentro do colégio Divina Providência. O cardápio tem pratos à la carte e PFs, oferecidos de segunda a sábado. Já os famosos doces e tortas da Raph’s Patisserie agora são preparados no Horto, mas vendidos somente por encomenda. De Portugal para o Humaitá, com passagem por Brasília e Ipanema. Essa é a rota dos pasteis de nata e outras delícias da terrinha que podem ser encontrados na loja Portugo, especializada em doces lusitanos, que acaba de aportar na rua Capitão Salomão, numa parceria com a padaria e pizzaria Nema.

A novidade mais fresca do momento é a inauguração da loja Obra Solidária, dia 12/8, no 2o piso, do Shopping da Gávea. O espaço foi cedido pela administração do centro comercial para a Obra do Berço, que venderá roupas novas e seminovas de crianças, além de produtos feitos por suas voluntárias. O objetivo é reunir recursos para a campanha da instituição voltada para garantir qualidade de vida para crianças em vulnerabilidade social em seus primeiros dias.

1/07/2021


Julho começa cheio de novidades. Na Galeria dos Correios, a loja Mille et Une Nuits (foto) traz lingerie, aromas e objetos de decoração com a curadoria de Rosane Lopes, comerciante que já agita o lugar com seu Atelier Bzz. Para distrair as crianças em férias, vale passar na loja de brinquedos Toyboy, que está funcionando no antigo endereço da loja Griffos, na JB, quase esquina da Pacheco Leão. Na Lopes Quintas, a loja de roupas e acessórios femininos Sardina, da estilista Glória Marques, desceu um pouco a rua e mudou para um espaço mais amplo, inteiramente renovado. Outro estabelecimento que muda de endereço em breve é a pet shop Jimmy Pets, que assume o endereço do Polis Mix. Na esquina da rua J.J. Seabra, o antigo Bar Tipicamente está sendo reformando para, em julho, abrir como bar, restaurante e cafeteria Bica. No Humaitá, a rua Capitão Salomão passa por uma onda de renovação com a abertura de uma loja de bicicletas Lev.; outra de aluguel e venda de material médico, Saúde & Ortopedia; e da padaria NEMA, que faz pães e pizzas com massa de fermentação natural; além da chegada da Torta & Cia, que trocou a Cobal por uma loja de rua. Em seu lugar no mercado, abrirá uma loja de sucos.

10/06/2021

O mês de junho começa com novidades na região. A Gávea acaba de ganhar a Sala de Costura Estreia, loja de serviços de costura no Trade Center; a segunda unidade do Sebastian Guedes Hair & Make Up, na praça Santos Dumont, onde era o Porto Di Vino; e o restaurante asiático Mandarim, no Jockey Club. Na rua Maria Angélica, no JB, o campeão de Luta Livre Nicolas Renier inaugurou o clube NR Fight Rio, clube de esportes de combate, com aulas de Muay Thaï e MMA, além da especialidade do fundador. No final de maio, nos despedimos do restaurante peruano Moray e da tradicional loja de louças, utensílios e equipamentos de cozinha J.Rodrigues, que, após quase cinco décadas, mudou-se do Humaitá para Botafogo.

8/04/2021

A abertura de novos estabelecimentos comerciais é sempre uma injeção de ânimo na cidade, mesmo no auge da pandemia de COVID-19. No Jardim Botânico, no edifício Touch, é aguardada a inauguração da Tabacaria Simões. No Humaitá, três novidades foram abertas nos últimos dias: a sex shop Luluh!, perto do quartel dos Bombeiros; a nova empreitada da famosa Casa do Sardo, de São Cristóvão, Il Pane e Gelato Sardo’s (especializada em pães e sorvetes, como o nome em italiano anuncia), ao lado da Cobal, onde era o Rei do Mate; e a loja de distribuição de materiais médicos e hospitalares Maconequi, em frente à anterior, na rua Voluntários da Pátria. Na Gávea, a tradicional Sapataria São Vicente, quase na esquina da rua Artur Araripe, dará lugar à Farmácia Cristal; enquanto o restaurante Gávea Garden troca o Shopping da Gávea pelo número 657 da rua Jardim Botânico, onde funcionará como Shanti Bistrô.

4/03/2021

É grande a expectativa pela abertura da School of Rock na rua Visconde de Carandaí, na esquina da Pacheco Leão (foto). A inauguração está prevista para março. Outras novidades já chegaram à região. No Humaitá, a loja de sapatos Pele Rara deu lugar à lanchonete Mano a Mano. No início da rua jardim Botânico, o letreiro Benie.com.br chama a atenção, mas a loja passou o mês de fevereiro com o aviso “fechado” colado no vidro e vai seguir assim. O endereço funciona apenas como escritório da farmácia que trabalha apenas com pedidos on-line e entregas em domicílio. Na galeria da rua Maria Angélica, a novidade é a clínica Harmonia da Face, que oferece tratamentos odontológicos e estéticos. O tradicional Árabe da Gávea está trocando o Shopping da Gávea pelo antigo endereço da Le Pain, na rua Marquês de São Vicente. Outro estabelecimento que está saindo do shopping para a rua é o salão Sebastian Guedes, que vai se mudar para a Praça Santos Dumont, onde era a Porto Di Vino.

Devido ao agravamento da pandemia de covid-19 e seguindo as instruções de autoridades sanitárias, o Instituto Moreira Salles ficará fechado de 6 a 19 de março de 2021. A abertura da mostra “Arquivo Peter Scheier, marcada para 20/3, foi adiada e ainda não tem nova data definida.

4/02/2021

O fechamento do Bar Hipódromo, no final de julho do ano passado, mexeu com a região do Baixo Gávea. O Brewteco assumiu o ponto no início de dezembro com 42 bicas e 36 variedades diferentes de cerveja. Como nem todo mundo é fã das louras geladas, o segundo andar virou um terraço, com vista para praça, e, em breve, abrigará uma filial do drinque.bar, com cardápio mais sofisticado que o do andar de baixo.

Com mais de 30 anos, o Bar do Alemão passou um período de obras e reabriu em meados de janeiro. Já o endereço consagrado pela loja de doces Menininha, fechada após quatro décadas, está sendo reformado para a abertura do Guita Bistrô.

As mudanças chegaram também ao Shopping da Gávea. Entre as baixas, a mais sentida será o fechamento da livraria Timbre, depois de 41 anos de atividade. Fecharam também Oficina do Pastel (um dos primeiros estabelecimentos do shopping); Beluga, especializado em batata rostie; Dermage; Starbucks; e BW Belgian Waffle, substituído pela Lamartine, loja de cosméticos, perfumes e acessórios. Subindo um pouco mais a rua Marquês de São Vicente, abriram uma loja de bicicletas Lev, na Galeria 75, e a Tito Orgânicos, quase em frente, que faz entregas na Gávea e no Jardim Botânico.

No JB, o restaurante japonês Yumê pretendia voltar em dezembro apenas com seu sistema de delivery, mas acabou fechando de vez. Enquanto a loja de artesanato O Sol reabriu e o Salão Karícia trocou o ponto comercial onde funcionou desde 1948 pelo Edifício Touch. No setor gastronômico, o chef Ricardo Lapeyre (ex-Laguiole) acaba de abrir, na rua Visconde de Carandaí, o restaurante Escama, especializado em frutos do mar. A maior novidade, no entanto, fica por conta da chegada da Meimei Escola (foto em destaque) ao bairro. A nova unidade da instituição montessoriana é dedicada à educação infantil, voltada para crianças de 0 a 6 anos.

17/12/2020

O Ateliê Culinário está de volta, agora em parceria com a Janela Livraria e no formato “em casa”. Cardápio e encomendas pelo What’sApp comercial 99939-1622. O imóvel da Escola Nova, na rua Lineu de Paula Machado, já está ocupado novamente. E por outra escola. Começou a funcionar em dezembro, a Escola Quintal da Lagoa, voltada para a primeira infância (crianças de nove meses a seis anos). Na Gávea, as novidades são a abertura do Brewteco, onde funcionou o bar Hipódromo, e uma loja de chocolates e alfajores Havanna, no Shopping.

3/12/2020

Como recomenda o protocolo, é importante dar preferência a atividades ao ar livre. No Jockey as novidades são o Bosque Bar – estabelecimento temporário, onde era o Palaphita – e o asiático Nghia, instalado em uma varanda entre o ExC e o bar Maguje, que funciona apenas à noite, de quinta a domingo. No Horto, o restaurante Yumê volta em dezembro apenas com seu sistema de delivery. Enquanto na Gávea, a Villa 90 virou uma filial do curso de idiomas Wizard. Mas o que agitou as redes sociais do JB esta semana foi a inauguração do Hortifruti na rua Maria Angélica (foto), que fechou parceria com a cooperativa Lagoa Táxi, quase em frente ao novo estabelecimento. Todos os táxis do ponto estão circulando com publicidade da rede. A baixa é a Escola Nova do Jardim Botânico, na rua Lineu de Paula machado, que fechou. O colégio decidiu reunir todas as suas turmas no mesmo endereço, na Gávea, onde já funcionam os Ensinos Fundamental e Médio.

19/11/2020

As aulas de acrobacia aérea do Lunático (foto) estão voltando, com turmas limitadas. O novo endereço é o colégio Divina Providência, na rua Lopes Quintas. Este ano não haverá colônia de férias e as aulas terão funcionamento normal, parando apenas no Natal e no Réveillon. Contato: A loja O Sol, na rua Von Martius, está em reforma e será reinaugurada no dia 8 de dezembro com um grande Bazar. No Humaitá, o Hortifruti Leve inaugura nova unidade dia 19 de novembro. As novas baixas são a academia Puri, na rua JB, e a Oficina do Pastel, no Shopping da Gávea.



12/11/2020

O café Da Casa da Táta está comemorando 20 anos de atividades. Não vai ter festa regada a samba ou rock’n’roll, mas os bolos estão garantidos, claro. Vida longa ao casal Táta (Marta) e Álvaro e sua casa na Gávea. No Jardim Botânico do Rio de Janeiro, a lanchonete do parquinho do JBRJ reabriu e agora se chama Park Café. O bar Tipicamente, na esquina das ruas Jardim Botânico e JJ Seabra, encerrou suas atividades no bairro e foi para Copacabana.

29/10/2020
Novidades gastronômicas da região: acaba de abrir, na rua Lopes Quintas, o Arataca Restaurante e Empório, com pratos e ingredientes da região Norte do Brasil. Ainda sem data, o chef Ricardo Lapeyre (foto) assume o endereço que foi do Venga, na rua Visconde de Carandaí. Já a loja Tito Orgânicos, conhecida em Laranjeiras, abrirá filial na Gávea, onde funcionou a pizzaria Vezpa.

8/10/2020

O Drive-in Lagoa e o The Museum of Yoga, no início da JB, tiveram vida curta. Inaugurado em meados de julho, o primeiro encerrou suas atividades sem fazer alarde no mês de setembro; o segundo durou um pouco mais, mas não chegou a um ano. A filial do Mundo Verde da rua Jardim Botânico mudou o nome para Quintal, mas segue vendendo os mesmos produtos. A loja de conveniências do Posto Ipiranga está em obras (foto) e, enquanto isso, funciona num contêiner. Com o fechamento do Lunático, o Coletivo Secreto (showroom de marcas autorais) agora está atendendo, com agendamento pelo perfil do grupo no Instagram, na Casa Fazedoria, na rua Visconde Carandaí. Depois de meses fechada, a loja onde funcionava a padaria Gávea Shop, na esquina da Marquês de São Vicente com Professor Manoel Ferreira, foi ocupada por uma unidade da FarmaLife, totalizando quatro drogarias no mesmo quarteirão.

1/10/2020


A rede Hortifrutti vai dominar a região. Com uma loja na Gávea, ela agora se prepara para abrir, até o final do ano, mais duas lojas: uma na rua Maria Angélica, onde era o restaurante Frontera, e outra no Humaitá, na esquina da rua Maria Eugênia, antigo endereço da Domino’s. A pizzaria está funcionando na loja ao lado há cerca de dois meses.

O comércio do bairro também sofreu baixas nos últimos tempos. Fecharam a loja Muda e a ótica Master Glasses. Já a Papelaria Botafogo optou por continuar fechada, sem data para reabrir, mas segue vendendo on-line, em seu próprio site. Em aviso colado na porta, os donos explicam que “é uma decisão livre de qualquer posicionamento político/ideológico, tendo como objetivo proteger a equipe e clientes”.

24/9/2020


O endereço do restaurante Avenca prepara-se para abrigar o Centro de Referência Art Déco, com espaço para exposições, biblioteca, livraria, além do café Joséphine, no térreo, e terraço no terceiro andar, aberto para concertos. O CRAD ainda não tem data de inauguração, que, segundo seu idealizador Márcio Roiter, deve acontecer somente quando houver vacina contra a COVID-19. Outro estabelecimento que abrirá as portas em breve é uma filial da Slow Bakery, que aportará seus pães de fermentação natural, em breve, na praça Sagrada Família, onde funcionaram a cafeteria Brauni e a loja Bom Desenho. Uma novidade da quarentena é a Feira do Bem (foto), que está rolando todas as quartas-feiras, das 10h às 22h, no 2º piso do Shopping da Gávea, com venda de produtos veganos, orgânicos, artesanais, probióticos e low carb, como massas e queijos artesanais, ovos caipira, pães, bolos, geleias e kefir. Já o Baixo Gávea está mais triste com o encerramento de atividades da tradicional loja de doces Menininha.

15/9/2020

Os novos vizinhos comerciais da região são uma filial da Casa & Vídeo, na rua Humaitá, próximo aos Correios, inaugurada no feriado de 7 de setembro; e o La Scène, espaço de bem-estar e beleza na galeria comercial da rua Maria Angélica. Na rua Lopes Quintas, a Casa Carandaí (foto) fechou de vez.

27/8/2020

No JB, fecharam o Ambulatório Praia do Pinto (foto) e o Venga Bar de Tapas, além da loja Porto di Vino (Gávea). Já a loja de serviços de podologia na galeria da Maria Angélica não faz mais parte da franquia Spa do Pé e agora chama-se Pé Attention; enquanto a banca de jornal em frente a Kopenhagen mudou de dono e de conceito. Além de jornais e revistas, o Mix JB contará com uma vitrine de biscoitos e bebidas não alcoólicas. Outra novidade recém-inaugurada é lanchonete Maria Açaí, em frente à galeria dos Correios.

15/7/2020


Aos poucos, o comércio vai reabrindo suas portas na região, respeitando os limites que a pandemia ainda impõe. Alguns estabelecimentos devem retornar suas atividades no começo de julho, quando começa a terceira fase da flexibilização imposta pela prefeitura. Outros, infelizmente, não conseguiram se manter nesse período e optaram por encerrar seus negócios. As maiores baixas foram no setor gastronômico. Entre os restaurantes que fecharam estão o Avenca, Puro, Bar do Horto, Olympe e a Vezpa Pizzaria, na Gávea. Há estabelecimentos que estão aguardando o fim da quarentena para avaliação, como o Filé de Ouro, Globar, Bar Rebouças, Jôjô Bistrô, Bistrô Cristóvão, Casa Camolese e Visu Restaurante. Ao contrário do que alguns imaginaram, o restaurante Sabores de Gabriela, na rua Maria Angélica, segue funcionando, agora de quinta a domingo, mas só para delivery. Já a padaria Le Pain du Lapin, na Gávea, mudou o nome para Padoca & Cia e está atendendo também só para entrega.

De novidade, o Empório JB abriu suas portas em março – com a venda de material de limpeza, utilidades do lar e descartáveis – e tornou-se o grande achado da quarentena, conquistando os moradores com o pronto atendimento. Outro que abriu durante a pandemia foi a filial da rede Asa Açaí (foto), que começou a funcionar apenas para entregas em domicílio de refeições, lanches e seu famoso açaí.

A partir da segunda quinzena de junho, as lojas Parceria Carioca e Doralice Costurando, na galeria dos Correios, voltam às suas atividades. A Fernando Jaeger criou seu próprio protocolo e está atendendo com hora marcada, um cliente por vez. Mesma postura adotada pelo estofador Marcelo, na galeria ao lado do Filé de ouro. Já as pet shops e clínicas veterinárias mantiveram o atendimento normal, respeitando regras de isolamento. Colégios, salões de beleza, estúdios de pilates e cursos em geral estão se preparando para quando julho chegar, mas com muita cautela, com esclarece Silvana Lobato, do Studio Mariana Lobato.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: