FESTIVAL DO RIO DE VOLTA ÀS TELAS DE CINEMA

A abertura da 23ª edição do Festival do Rio acontece nesta quinta-feira, dia 9/12, com o aguardado novo filme do espanhol Pedro Almodóvar, “Madres Paralelas” (📷 El Deseo / Iglesias Mas) e vai até o dia 19. A novidade este ano é que o tradicional tapete vermelho do evento, que costumava ser no Cine Odeon, será no Cinépolis Lagoon, com fácil acesso aos moradores da região. Depois de uma edição on-line, o evento está de volta às salas de cinema com 40 filmes em competição na Première Brasil, uma mostra Panorama Especial, com filmes premiados nos festivais de Berlim e Cannes, além de homenagens ao cineasta chinês Wong Kar-Wai e à mítica revista francesa Cahiers du Cinema. A mostra competitiva traz, entre outros, filmes de Laís Bodanzky, Joel Zito Araújo e Ducca Rios, além de “Medida Provisória”, de Lázaro Ramos, cujo lançamento em grande circuito está travado na Ancine (Agência Nacional de Cinema) desde 2020, em processo semelhante ao enfrentado por “Marighella”, de Wagner Moura, que levou mais de dois anos para entrar em cartaz nos cinemas brasileiros.

Dois documentários devem chamar a atenção dos moradores do Jardim Botânico pelos personagens atrás e à frente das câmeras: “Nelson Filma o Rio”, de Luiz Carlos Lacerda, o Bigode, figura conhecida no Horto; e “Cafí”, de Lírio Ferreira e Natara Ney, sobre a vida e a obra do artista plástico e fotógrafo que costumava bater ponto no Bar Rebouças. Entre os destaques internacionais estão o francês “Titane”, de Julia Ducorneau, vencedor da Palma de Ouro, e o romeno “Má sorte no sexo ou pornô acidental”, de Radu Jude e o chinês “A Mulher que fugiu”, de Hong Sang-soo, respectivamente Urso de Ouro e de Prata em Berlim. Os filmes serão exibidos no Estação NET Gávea 5, Estação NET Botafogo 1, Estação NET Rio e no Cinépolis Lagoon, onde as sessões da Première Brasil são gratuitas, mediante cadastro no site.

É necessário apresentar comprovante de vacinação para entrar em todas as salas. A reserva de ingressos para as sessões gratuitas da Première Brasil no Cinépolis Lagoon deve ser feita na seção Ingressos Gratuitos no site. Os lugares são limitados e quem se interessar deve preencher o formulário disponível – clicar em “cadastre-se”. A liberação será por ordem de preenchimento e os selecionados receberão confirmação por e-mail.

Cinépolis Lagoon terá sessões gratuitas.

📷 Filme “Madres Paralelas”: El Deseo / Iglesias Mas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: