LIBERDADE AOS ANIMAIS SILVESTRES

Quem mora próximo à mata e está acostumado a encontrar pássaros, macacos, gambás e até cobras nas ruas ou mesmo dentro de casa, agora conta com o apoio do Instituto Vida Livre, que acaba de se instalar no Horto. A novidade chegou em boa hora, já que o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), da Superintendência Estadual do Ibama, vem enfrentando dificuldades provocadas pela falta de recursos para cuidar e abrigar os mais de 11 mil bichos encaminhados pela polícia ambiental, bombeiros e particulares. O órgão oficial para recepção e reabilitação de animais silvestres chegou a fechar, mas foi reaberto por uma liminar judicial dos Ministérios Públicos Estadual e Federal sem as melhorias necessárias para o bom funcionamento do local.

O Instituto Vida Livre foi criado em 2015 por Roched Seba e, atualmente, é o principal parceiro do Ibama-RJ. Ao longo deste período, o IVL atendeu cerca de 10 mil bichos, promovendo o acolhimento e tratamento de animais silvestres até que eles possam ganhar a liberdade novamente em locais denominados Áreas de Soltura de Animais Silvestres (ASAS). O trabalho nas ASAS Vida Livre inclui plano de manejo, gestão veterinária, exames e monitoramento pós-soltura.

Para garantir uma segunda chance de vida livre aos animais, o IVL conta com patrocínio de empresas e apoio de celebridades como o ator Bruno Gagliasso e o cantor Ney Matogrosso, primeiro patrono do instituto e proprietário do sítio Matogrosso, em Saquarema, que abriga a primeira ASAS Vida Livre.

Instituto Vida Livre
Rua Caminhoá 11
contato@institutovidalivre.org.br

* Por Betina Dowsley

2 comentários em “LIBERDADE AOS ANIMAIS SILVESTRES

  1. Pingback: ATENÇÃO, CAPIVARAS: MANTENHA DISTÂNCIA – JB em Folhas

  2. Pingback: VIDA LIVRE FECHA PARCERIA COM O JBRJ – JB em Folhas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: