OLHE PARA CIMA E TESTE!

Covid, gripe ou as duas coisas, juntas e misturadas, já batizada de “flurona”. Assim começou 2022! Para nossa sorte, há vacinas para as duas doenças. Se elas não chegam a barrar a expansão de novas variantes dos vírus, as pessoas vacinadas têm menor risco de desenvolver casos graves, que implicam em hospitalizações e mortes. Como nos dois casos a transmissão acontece pelo ar, as principais medidas de proteção são as mesmas, que todos conhecem: distanciamento, uso de máscara, higiene das mãos e vacina!

De fato, a semelhança dos sintomas das duas infecções pode gerar confusão inicialmente. Uma dica é observar a evolução dos mesmos. Na Influenza, eles se apresentam logo nos primeiros dias da doença; enquanto nos casos de Covid-19 o agravamento acontece a partir do 7º dia de contágio. Confira no quadro abaixo os sintomas mais comuns em circulação atualmente:

INFLUENZACOVID-19 DELTACOVID-19 ÔMICRON
Febre altaFebreCansaço extremo
CalafriosTosse persistenteDor de cabeça
Dor muscularDor de gargantaDor no corpo
TosseEspirrosDor de garganta
Dor de gargantaCoriza 
Intenso mal-estarDor de cabeça 
Perda de apetite  
Coriza  
Congestão nasal  
Irritação nos olhos  

Embora as medidas de prevenção sejam as mesmas e os sintomas parecidos, os tratamentos são diferentes e, por isso, é fundamental ter certeza do que foi contraído. A melhor maneira de estabelecer um diagnóstico acurado é efetuando um teste: “Dê preferência aos testes de bom padrão. Vale ficar atento à sensibilidade oferecida pelos métodos a fim de se evitar resultados falsos”, alerta Barbara Lucena, biomédica à frente do Lach Laboratório, que defende a testagem sempre que houver suspeita e percebeu aumento na procura dos exames antes e depois das festas de final de ano.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro, já é possível dizer que há transmissão comunitária da nova variante Ômicron na cidade. Em sua atual apresentação, o coronavírus tem se revelado altamente contagioso e menos agressivo. Isso não quer dizer que a variante não é perigosa. Ainda é preciso acompanhar a evolução dos casos a longo prazo, lembrando sempre que seus efeitos estão sendo observados em pessoas, em sua maioria, já vacinadas.

– O grande número de vacinados permitiu uma flexibilização no isolamento social. Mesmo reconhecendo a importância da realização de eventos, não podemos abrir mão da segurança para não voltarmos algumas casas para trás no controle da pandemia. Oferecer desconto nos testes de antígeno e detalhamento dos exames de PCR é a maneira que encontramos para colaborar com a ciência e o controle da doença – explica a diretora do Lach, que oferece benefícios para múltiplas testagens pela mesma pessoa.

Barbara destaca que vários lugares no mundo estão estimulando a testagem, pois conhecer o diagnóstico ajuda o tratamento e oferece maior proteção contra transmissão, uma vez que os pacientes positivos normalmente buscam o isolamento, enquanto que, na dúvida, muitos continuam circulando: “Vale lembrar ainda que a Influenza também é um vírus capaz de provocar complicações e deve ser tratado com as mesmas precauções amplamente divulgadas para o Covid”, pontua.

A seriedade dos exames realizados no Lach é reconhecida desde muito antes do início da pandemia. O laboratório existe há quase 30 anos e sempre foi procurado para confirmação de laudos, desde casos mais complicados, como HIV, até os mais simples, como contagem de plaquetas. Os clientes do Lach Laboratório contam com atendimento de domingo a domingo, das 7h às 19h, sem necessidade de agendamento. Quem não puder se deslocar até uma das unidades, pode agendar a coleta em domicílio. Além disso, o próprio paciente pode efetuar o agendamento acessando o link https://lach.simplybook.me/v2/.

LABORATÓRIO LACH
Rua Jardim Botânico 512: exames, vacinas, EMS, osteopatia, fisioterapia, terapias, nutrição e estética.
Rua Jardim Botânico 468: apenas para exames de COVID-19.
Atendimento de domingo a domingo, das 7h às 19h.
Para coleta na unidade, não é necessário agendamento.
Agendamento para Coleta domiciliar: acesse o link https://lach.simplybook.me/v2/ (21) 98143-1136 ou no site (taxa de logística aplicável).
Outras informações: (21) 99887-7077
Agendamento pela central (21) 2549-8141, por WhatsApp (21) 98143-1136 ou e-mail lach@lach.com.br.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: