AÇÕES CONTRA A POBREZA MENSTRUAL

Quando se fala de distribuição de cestas básicas, um item essencial a uma parcela da população muitas vezes é deixado de lado, o absorvente higiênico. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), 12% da população mundial feminina e trans não tem acesso a produtos de higiene para esses períodos. No Brasil, o número chega a 25%. Esse problema afeta diretamente o desempenho escolar, aumenta a desigualdade de gênero, além de criar problemas relacionados à autoestima e possíveis danos à saúde, como infecções.

Diante deste quadro, diversos projetos estão sendo criados para dar suporte e garantir o acesso aos produtos de higiene intima para as parcelas mais vulneráveis da população.

Absorvendo Amor – Criada em 2018 por estudantes da Escola Eleva, visa a coleta e distribuição de absorventes. Durante a pandemia, a ONG passou a receber doações em dinheiro pela impossibilidade de realizar a coleta dos itens. Para doar, só acessar o site ou o Instagram.

Elas por Todes  – Tem como objetivo minimizar o impacto da pobreza menstrual na vida de mulheres e trans. A rede confecciona e distribui absorventes ecológicos e reutilizáveis e, para isso, os voluntários estão sempre precisando de matéria-prima: tecidos de algodão para a parte de fora, ritas (botões de pressão de plástico) e, principalmente, o tecido da parte de dentro, que fica em contato com a pele e que precisa ser absorvente, como atolhado e moletinho. Os retalhos devem ter, no mínimo, 10 cm. De quebra, a iniciativa ajuda a preservar o meio ambiente, graças à redução do impacto ambiental gerado pelos absorventes descartáveis e resíduos da indústria têxtil. Para ajudar, é só mandar uma mensagem para o perfil deles no Instagram. No caso de doações de matéria-prima, o grupo combinará a retirada no local que o doador indicar.

Tô de Chico – Tem como diferencial o foco na distribuição para pessoas em situação de rua. Atuando desde 2018, o projeto arrecada absorventes, sabonetes, calcinhas e sutiãs para distribuir no Rio e em Niterói. Ao todo, já doou mais de 15 mil absorventes. A doação pode ser feita por aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: