EM GIRO DE 360º, TAMPINHAS VIRAM SKATE

A reciclagem de tampinhas plásticas continua cheia de propósito. Depois de convertidas em cadeiras de rodas e cuidados para pets, elas agora são transformadas em alegria e diversão pela Na Laje Designs. A ideia é do canadense Arian Rayegani, que montou uma fábrica de skates na Rocinha usando as tampinhas como matéria-prima.

Formado em Engenharia Mecânica e consciente das questões sociais e ambientais mundiais, Arian escolheu instalar seu negócio no lugar onde são produzidas cerca de 230 toneladas de resíduos por dia. O objetivo é levar soluções locais para a gestão de resíduos industriais de uma população estimada em 100 mil habitantes.

Trabalho não falta. Criada em abril de 2021, a Na Laje Designs já fez com que mais de 700 quilos de tampinhas não fossem descartados irregularmente. Para fazer um skate são necessárias 500 tampinhas – o equivalente a um quilo de plástico. O processo de produção dura cerca de duas horas e inclui três etapas: triturar, colocar na prensa e, depois, no forno.

Além da fábrica de skates, a empresa investe em um centro de educação, inovação e oportunidades para lidar com essa crise de gestão de resíduos. O trabalho da Na Laje Designs está alinhado a seis dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas (Trabalho e crescimento econômico; Cidades e comunidades sustentáveis, consumo e produção responsáveis; Ação conta a mudança global do clima; Vida na água; e Parcerias e meios de implementação). Para isso, a empresa faz parte do movimento global Precious Plastics, que visa a reduzir a poluição de plástico no planeta, e é parceira das ONGs Salvemos São Conrado, Vivendo um Sonho Surf, Horta na Favela e Família na Mesa.

As tampinhas para a produção de skates podem ser entregues na própria sede da fábrica, na localidade do Portão Vermelho, na Rocinha, ou na estação do metrô São Conrado. Os skates custam R$ 480,00 e podem ser comprados pelo perfil @nalajedesigns, no Instagram.

*Por Betina Dowsley

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: