BABEL GASTRONÔMICA NA SEMANA SANTA

Esta Semana Santa não vai ser igual às anteriores. Pela primeira vez, vai se acender uma vela (ou o forno) para o Santo e, uma semana depois, cair na folia do carnaval fora de época.  Seja como for, Páscoa é sempre tempo de reunir a família em volta de uma mesa boa e farta. 

Originalmente, a Páscoaé uma festa de judaica, o Pessach, que comemora a liberdade do povo hebreu, após um longo período de escravidão no Egito. Tempos depois, os cristãos adaptaram os sentidos de liberdade e de esperança para celebrar a ressurreição de Jesus Cristo, cuja última ceia teria sido numa noite de Pessach. Este ano, as duas datas serão comemoradas juntas, e o resultado é comilança em dobro. 

Para quem está ligado no que o feriado oferece de bom para comer, tem de tudo um pouco: peixes na sexta-feira da paixão com a carne podendo voltar ao seu posto de destaque no sábado; enquanto, no domingo, o foco são as sobremesas. E na região do Humaitá à Gávea, passando por Jardim Botânico, Horto e parte da Lagoa, não faltam opções para tornar o feriado saboroso e, cada dia, especial.

Aproveitando a Semana Santa, o Comida di Buteco está de volta ao circuito carioca. A degustação de quitutes típicos dos bares começa nesta sexta-feira e se estende até o dia 8 de maio. Dos 105 botecos participantes, o único representante da região é o Bar Palhinha, que segue no páreo com “Arca de Noé”, abobrinha recheada com camarão e queijo gratinado.

A tradição na sexta-feira da paixão é o bacalhau, mas, pelas redondezas, o polvo é visto com bons olhos, como o que vem acompanhado de arroz negro, no Joaquina Bar. Ou a moqueca de lula com arroz de coco e granola, do Escama. Sem falar no bolinho do Bacalhau do Rei, um clássico. Para quem não é do mar, uma boa opção são as quiches Da Casa da Táta, como a de cebola com curry e passas, ou a torta pascoalina do La Bicyclette. O prato típico da região da Ligúria, na Itália, preparado especialmente para este período, é uma torta recheada com espinafre e especiarias, além de ovos inteiros, que simbolizam o renascimento.

Sábado de Aleluia é dia de celebrar a vida, e o Braseiro da Gávea, que reabriu no começo de abril, é a mais completa tradução para isso. A picanha e o chope caem bem, mas quem quiser seguir no jejum de carne, pode optar pelo badejo ou bacalhau na brasa.

No domingo de Páscoa, não tem prato principal. O dia começa com chocolate, e na tradição, tem que ser Kopenhagen. A famosa marca – que conta com duas lojas no Jardim Botânico para atender os chocólatras – está cheia de novidades, a começar pelo Ovo de colher Mousse Dragê, que chama atenção pelo colorido e pelas boas lembranças que traz da infância. Outra aposta é a linha Exagero, com ovos de 400g de chocolate, recheados com vários sabores clássicos, como biscoito pão de mel, pistache, avelâ e Nhá Benta, que é sempre destaque e Top 1 dos recheios favoritos da Kopenhagen.  

A novidade entre as sobremesas atende pelo nome Da Thábata, que está fazendo sucesso no Shopping da Gávea há quatro meses com suas tortas bascas. A aposta é o cheesecake, receita que a doceira pegou em uma viagem à Espanha em 2019 e, durante a pandemia, começou a fazer para amigos. O sabor correu o Rio de Janeiro e aportou na Zona Sul, sem perder a qualidade. Para a Páscoa, Thábata adaptou a receita do cheesecake basco zero açúcar para a versão chocolate ao leite com Malchoc da Callebaut, adoçado com Maltitol. O novo sabor é ideal para quem tem intolerância ou prefere não comer açúcar. Para quem for encomendar para o Pessach, as tortas são as mesmas, só que não contém traços de amido. Como a produção é totalmente artesanal e limitada, as encomendas devem ser feitas até o dia 10 de abril, com entrega no Rio entre os dias 14 e 16.

Bacalhau do Rei: 2239-8945 / 99525-1503 (What’sApp)

Bar do Palhinha: 2539-5709

Braseiro da Gávea: 2239-7494
Praça Santos Dumont 116 – Gávea
Horário de funcionamento: de domingo à quinta, das 11h30 a 1h / sextas e sábados, das 11h30 às 3h

Da Casa da Táta: 2511-0947 / 98894-2276  

Da Thábata: (21) 97534-7439
Rua Marquês de São Vicente, 52 – Shopping da Gávea – 3º piso
Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 10h às 22h/ domingos e feriados, das 12h às 21h (iFood)
Site: dathabata.com.br 

Escama: 3042-3097

Joaquina Bar e Restaurante: 2535-2774

Kopenhagen – dois endereços no JB
Maria Angélica / Lagoa: Rua Maria Angélica 171 / loja 101 (galeria)
Tel/What’sApp: 99881-0939
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 9h30 às 19h

Jardim Botânico – Rua Jardim Botânico 594
Telefone: 2530-0711 / 99525-7386 (What’sApp)
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, 9h30 às 19h, sábado, das 10h às 17h. (iFood, Rappi, UberEats) Especial Páscoa: domingos 10 e 17 de abril, das 10h às 16h

La Bicyclette: 99531-5010

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: