CADA VOTO CONTA – E MUITO!

O JB em Folhas junta-se a campanhas como Cada Vota Conta e Seu Voto Importa e convoca os jovens da região entre 16 e 18 anos a tirarem seu título de eleitor e votarem nas próximas eleições. Para isso, é preciso que quem completar 16 anos até a data do primeiro turno da eleição, em 2 de outubro, providencie o documento até o dia 4 de maio. Votar não é obrigatório nesta faixa etária, mas participar é importante. Cada voto faz diferença para mudar o que a gente acha que não está bom ou para reafirmar seu apoio a uma ideia.

Apesar de o procedimento atual poder ser feito inteiramente on-line, o número de jovens que tirou seu título de eleitor apresenta o menor número de inscritos desde que a lei foi aprovada. No início de março, esse número equivalia a dois terços do total de 2020. Foi aí que a luz amarela se acendeu e vários artistas entraram em campanha para estimular os jovens a exercerem sua cidadania. A cantora Anitta foi uma das que usou sua influência e visibilidade para incentivar o voto entre os adolescentes. A estratégia deu certo e o número de jovens até 17 anos que tirou título de eleitor cresceu 31% no último mês.

Aqui na região, muita gente aderiu, como o cantor e compositor Paulinho Moska e o ator e diretor Ernesto Piccolo, que mandaram seus recados pelas redes sociais do JB em Folhas. O importante é demonstrar a importância do voto no sistema democrático e que dele dependem decisões determinantes para o futuro de todos, especialmente dos jovens.

Ainda tomando conhecimento do universo político, Lucas Costa, morador do Horto de 16 anos, reconhece a importância de tirar o título e exercer seu papel de cidadão: “Venho de uma família de 10 irmãos, a gente já pratica a democracia em casa”, atesta. Vicente Lisboa, 16 anos, nascido e criado no Jardim Botânico, também acha fundamental tirar o título e mostrar seu posicionamento político. Ele já queria ter votado antes e agora, com o título na mão, mal pode esperar.

– Desde pequeno eu tenho interesse participar politicamente. Com 16 anos, a gente tem a opinião formada e já pode começar a decidir sobre o nosso futuro, especialmente neste momento que estamos vivendo – afirma.

O estudante do 2º ano do ensino médio do Colégio Aplicação (Cap) vê um movimento positivo na escola, com o Grêmio estudantil mais atuante, mas reconhece que, fora do seu círculo de amizades, falta mais engajamento para a sua geração. É o caso de um grupo de alunos do Colégio Shakespeare (foto em destaque), entre 16 e 18 anos, que ainda não votaram. Entrevistados pelo JB em Folhas, a maioria disse ainda não ter tirado o título, mas está ciente da sua importância.

Para evitar contratempos, é bom não deixar para tirar ou regularizar o título de eleitor nos últimos dias, quando é a alta procura pelo serviço. Tudo pode ser feito pelo portal do Tribunal Superior Eleitoral, pelo sistema Título Net. O site disponibiliza um passo a passo para tirar a primeira via do documento, bastando selecionar a opção “Não tenho”, logo no começo. Tudo fácil e bem explicado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: