A Escola de Artes Visuais do Parque Lage dá início a seu ciclo de exposições de 2022. O Programa Escândalo apresenta ao público duas individuais: as mostras “Vírus” e “Bando”, que ficarão em cartaz de 28 de abril a 19 de julho. A primeira foi idealizada pelo Consulado da França e ocupará as Cavalariças do Parque Lage com imagens produzidas pelo francês Antoine d’Agata, um dos maiores nomes da fotografia internacional, nos primeiros meses da pandemia de Covid-19. O trabalho documentou com uma câmera térmica acoplada ao celular a rotina das ruas vazias e o caos dos hospitais lotados em Paris.
Já a exposição “Bando”, proposta pela paulistana Carmela Gross, reúne uma série de 38 desenhos realizados em 2016 em grafite e aquarela e poderá ser vista na Capelinha do Parque. O vídeo “Luz del Fuego II”, realizado pela artista em 2018, será exibido no hall de entrada do Palacete.
Em paralelo, a EAV realiza o seminário gratuito “Luta e Prazer / Politicas do Corpo”, programado para a quinta-feira, dia 28/4, a partir das 14h, no Salão Nobre. O debate aborda o corpo como um lugar de se fazer política. O evento contará com três mesas, com transmissão simultânea no Youtube da EAV: “Direito ao prazer”, às 14h, com mediação de Felipe Kremer Ribeiro; “Amor como método”, às 15h30, mediada por Keyna Eleison; e “Fervo é luta”, às 17h, com a condução de Gibran Teixeira Braga. Na galeria, uma seleção de obras de Alair Gomes, em homenagem ao centenário do fotógrafo e ex-diretor da EAV, que costumava retratar corpos com forte carga erótica.
Programa Escândalo – mostras “Vírus” e “Bando”
Escola de Artes Visuais do Parque Lage / Cavalariças e Capelinha
De 28 de abril a 19 de julho, das 9h às 17h
Seminário “Luta e Prazer / Políticas do Corpo”
Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Dia 28 de abril, a partir das 14h