GABO & MERCEDES: UMA DESPEDIDA

Para marcar os oito anos da morte de Gabriel Garcia Marques e os 40 anos de seu Prêmio Nobel de Literatura por “Cem anos de Solidão”, a editora Record está lançando “Gabo & Mercedes: uma despedida”. Escrito pelo filho mais velho do casal, Rodrigo García, o livro é o relato íntimo, honesto e revelador dos últimos dias de vida de um dos maiores autores da literatura mundial, e de sua mulher, Mercedes Barcha. A edição brasileira tem tradução e texto de orelha de Eric Nepomuceno, amigo pessoal e tradutor de várias obras de Gabo, que tem quase três milhões de livros vendidos no Brasil.

Em “Gabo & Mercedes: uma despedida”, o autor traça um retrato comovente e revelador de uma família que sofre com a perda de um ente querido e transforma uma das mentes mais brilhantes da literatura internacional em um memorável protagonista. A edição inclui um encarte de 24 páginas com fotos do acervo pessoal de Rodrigo, com imagens dos pais ainda jovens, no dia do casamento e em outros momentos marcantes da vida em família.

Para Eric Nepomuceno – que é morador do Jardim Botânico –, Rodrigo revela como Gabo e Mercedes partiram. “São cenas que eu sabia ou intuía, e que ele nos retrata com afeto e cálida memória. Foi como reviver as longas conversas com Gabo, sua maneira de ver a vida e o mundo, sua defesa – e de Mercedes – contra os males da fama e do assédio, e se manter na superfície da realidade”, conta ele, que por 34 anos conviveu com o casal.

Em abril de 2014, Gabriel García Márquez pegou um resfriado, agravado pela idade avançada.  Foi quando a companheira do escritor disse ao filho mais velho: “Desta, a gente não sai”. Para tentar dar sentido ao período difícil que a família teria pela frente, Rodrigo começou a colocar em palavras detalhes daqueles dias que ficariam para sempre em sua lembrança. O resultado é uma crônica forte e emocionante dos últimos momentos do mestre do realismo mágico latino-americano e de sua musa inspiradora, que morreu seis anos depois do marido.

GABO & MERCEDES: UMA DESPEDIDA
Rodrigo García
Tradução: Eric Nepomuceno
Editora Record
112 páginas
R$ 64,90

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: