A HISTÓRIA DE UMA VIDA E DE MUITOS CORAÇÕES

Para fechar o mês dedicado às mães, a coluna Estante apresenta “Rosa Celia e o coração da criança”, livro editado pela ID Cultural em homenagem aos 25 anos do projeto Pró-Cardíaco. Escrito pela jornalista Beth Ritto, o livro conta a história da Dra. Rosa Célia e toda sua trajetória desde os cinco anos de idade, quando, junto com a família, deixou Palmeira dos Índios, no agreste de Alagoas, rumo ao Rio de Janeiro. 

Com edição bilingue, o livro é dividido em oito capítulos. O projeto gráfico assinado pela Redondo Design é interessante e destaca as declarações da médica de uma forma diferente.  Logo na primeira página, ela diz “Tenho verdadeira obsessão em proteger crianças”.  É o começo de uma viagem pela carreira da médica: a chegada ao Rio, a vida em São João de Meriti, o internato em Botafogo, as dificuldades enfrentadas para estudar para o vestibular, o ensino no exterior e a cardiologia pediátrica, o reconhecimento e a realização de um sonho.

Ao longo das 220 páginas, a gente vai conhecendo um pouco melhor e passando a admirar mais essa mulher cheia de garra, que é referência no mundo quando se fala em cardiologia pediátrica. Foi no Hospital da Lagoa que a dra. Rosa Célia começou a estudar e se aprofundar na cardiologia pediátrica. Lá, ela observou que a criança era tratada como um miniadulto e passou a buscar outras formas de atendê-la, reconhecendo o quanto a mãe era importante para a recuperação do filho. A Dra. Rosa Celia tornou-se mãe desses pequenos corações, a ponto de declarar: “Luto tanto para salvar as crianças que, às vezes, esqueço que elas não são minhas”.

Atualmente, o Pro Criança Cardíaca ultrapassa 1.600 procedimentos invasivos realizados, somando mais de 74 mil atendimentos ambulatoriais, 15.100 crianças atendidas e 151 mil pessoas impactadas. Muito além de números, são famílias que voltaram a sorrir e a ter esperança na vida. Quando uma criança adoece, toda a família fica comprometida, sobretudo diante da impotência de não ter recursos financeiros para o tratamento.

Rosa Celia e o coração da criança
Beth Ritto
220 páginas
Id Cultural
Edição bilingue
R$ 100,00

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: