A HISTÓRIA DO BRASIL PELA “RE-UTOPYA” DE HAL WILDSON

A Galeria Movimento apresenta, a partir de 9 de junho, a exposição “Re-Utopya”, primeira individual do artista Hal Wildson, nascido na fronteira entre Goiás e Mato Grosso. Com obras em diferentes suportes, a mostra propõe uma revisão crítica da história do país a partir de um ponto de vista central e menos cosmopolita. Os trabalhos, recentes e inéditos, mostram as várias séries que compõem a pesquisa do artista, que passa pela memória, esquecimento, identidade e palavra. Símbolos nacionais, máquina de escrever, digitais e registros históricos do povo brasileiro são usados nas obras em exposição, que conta com texto crítico do artista e curador Divino Sobral. Um dos destaques da mostra é a obra “Singularidades” composta por 441 digitais do artista em tamanho real. Cada uma delas se mistura a um registro histórico do povo brasileiro – mestiços, como o próprio artista, indígenas e negros – coletados arquivos nacionais na internet: “São retratos de identidade do Brasil que nos ajudam a olhar nossa história”, diz.

– Este trabalho surge desta vontade, deste desejo de entender para onde vai o povo brasileiro. Em momento de crise – crise na saúde, crise na democracia, crise institucional, crise dos símbolos – como reconstruir o Brasil se o próprio povo não se reconhece mais? Se o próprio povo não sabe que existe possibilidade de um futuro? – questiona o artista.

Atualmente morando em São Paulo, Hal Wildson é conhecido principalmente por seu trabalho com imagens criadas a partir de uma datilografia extrema. Um exemplo é a obra “República da Desigualdade – Meritocracia seja Louvada”, vista na abertura do documentário especial “Mães do Brasil”, produzido pela Favela Filmes e KondZilla Filmes, e exibido pela TV Globo. Nele, imagens de arquivos nacionais de trabalhadores brasileiros, fotografia autoral e registros da infância do artista são estampadas em notas de “zero real”.

“Re-Utopya” – Hal Wildson
De 9 de junho a 30 de julho
Terça a sexta, das 11h às 19h
Sábado, das 13h às 18h
Galeria Movimento
Rua dos Oitis 15 – Gávea
Entrada gratuita

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: