COPACABANA PELAS LENTES DE CAFI

Muito já se falou e se mostrou de Copacabana, a Princesinha do Mar, tanto no Brasil como no resto do mundo. Mas só agora o bairro mais populoso da Zona Sul carioca ganhou uma releitura pelas lentes do fotógrafo pernambucano Cafi, no livro “Copacabana, capital do outro mundo”, pela editora Arte Ensaio.

A obra conta com registros do bairro feitos nas duas primeiras décadas deste século XXI, além de texto de apresentação assinado pelo jornalista Joaquim Ferreira dos Santos, um poema de Vinícius de Moraes, doado pela família “pela longa amizade com o artista” e outro, de Antonio Maria. O resto é tudo foto. Uma mais bonita que a outra, revelando um ângulo diferente de Copacabana.  Estão lá os fogos do Réveillon, a alegria do carnaval, o cotidiano das ruas, a batida do mar.  Mas tudo sob uma nova ótica, a de um apreciador da vida no seu estado puro.  Como Joaquim escreveu, “a Copacabana de Cafi é um poema de imagens que sintetiza a dor e a delícia de ser carioca.” E o leitor segue encantado, sem conseguir tirar os olhos daquela viagem de cores e registros, que o prendem a cada virada de página. 

Cafi nasceu Carlos da Silva Assunção Filho em Recife, em 1950. Aos 13 anos veio para o Rio de Janeiro e ficou, sem perder o contato com suas raízes e o sotaque. Com uma máquina na mão, presente da irmã, começou a fazer fotografar e não parou mais.  E assim ele registrou grandes momentos da música brasileira. Morador do Jardim Botânico por muitos anos, Cafi era figura certa no Bar Rebouças, na Maria Angélica, onde gostava de ficar conversando e deixando a vida lhe levar… até 31 de dezembro de 2018, quando, no morreu no Arpoador, na passagem de Ano Novo, vítima de infarto.  Cafi se foi, mas deixou fotos – que os filhos estão recuperando e colocando no seu acervo – e histórias, que os amigos seguem contando para tê-lo sempre por perto.

Copacabana – capital do outro mundo
Fotos Cafi
Editora Arte Ensaio
176 páginas
R$ 50,00

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: