COMBINAÇÃO DE ARTE E CIÊNCIA NO MUSEU

O Museu do Meio Ambiente recebe, a partir desta quinta, 16 de junho, a exposição inédita “Fluxo Gênico”, do artista ítalo-brasileiro Lucio Salvatore. A mostra acontece no segundo pavimento do espaço, em parceria com Instituto Inclusartiz, e apresenta 24 obras inspiradas em trabalhos científicos realizados pela Diretoria de Pesquisa do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Esta é a segunda vez que o artista expõe no local, a primeira foi no aniversário de 200 de fundação do JBRJ, em 2008.

Para o artista, o contexto biológico híbrido do Jardim Botânico, composto por espécies nativas, cultivadas, espontâneas, exóticas e naturalizadas de diferentes descendências, é ideal para pensar a complexidade das consequências da migração, da colonização, da sobrevivência das plantas, suas adaptações ao ambiente local e os seus efeitos nas percepções e nas expectativas sobre o que é considerado originário.

Entre as obras, “Daninhas” apresenta uma pesquisa de campo coordenada pela pesquisadora em etnobotânica e curadora da Coleção de Plantas Medicinais do JBRJ, Viviane Kruel, sobre as ervas espontâneas que habitam as margens do arboreto.

Lucio Salvatore (1975) vive e trabalha entre o Rio de Janeiro e Sant’Elia Fiumerapido, no sul da Itália. Suas obras estão incluídas nas coleções públicas do Museu de Arte Moderna Rio de Janeiro, do Museu de Arte Contemporânea de Niterói e do Museu Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro.

Fluxo Gênico | Lucio Salvatore
Museu do Meio Ambiente – Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Rua Jardim Botânico 1008
De 16 de junho a 31 de julho de 2022
Visitação: todos os dias (exceto às quartas-feiras), das 8h às 17h
Entrada gratuita

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: