O TUDO OU NADA DE EIKE BATISTA

Quem mora no Jardim Botânico há tempos já teve oportunidade de cruzar com Eike Batista. O empresário costumava correr na Lagoa ou tomar sorvete no Mil Frutas, sempre acompanhado por um séquito de seguranças. Era notório também que ele tinha – e ainda tem – uma mansão no Alto da Maria Angélica, igualmente cercada, onde morava com sua então esposa Luma de Oliveira e os dois filhos do casal.  Quis o destino – e o instinto jornalístico – que a história do império construído por esta figura controversa fosse escrita por Malu Gaspar, que morou do outro lado do Parque Lage por 17 anos. 

Em “Tudo ou nada”, a autora faz um minucioso exame do “grupo X”, ao qual não escapam as negociações com os investidores estrangeiros, o processo de abertura de capital das companhias, as relações com a classe política e todos os fatores que fizeram a letra de Eike Batista tão conhecida e, mais tarde, desacreditada no universo financeiro.

O livro é um relato contundente sobre uma ascensão estrondosa e uma queda igualmente marcante, cujo impacto no mercado brasileiro foi equiparado à quebra do banco Lehman Brothers nos Estados Unidos. Publicado pela primeira vez em 2014, o best-seller é reeditado com posfácio inédito, que aborda os desdobramentos da decadência de Eike Batista.

A jornalista Malu Gaspar tem passagens pela redação de grandes veículos, como as revistas Exame, Piauí e o jornal Folha de São Paulo.  Atualmente, está no Globo, onde assina uma coluna diária e um podcast.

Tudo ou nada
Malu Gaspar
Companhia das Letras
520 páginas
Preço: R$ 109,90 / e-book: 44,90

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: