FESTIVAL ATUALIZA FILMOGRAFIA FRANCESA

Começa nesta quinta-feira, dia 23 de junho, a 13ª edição do Festival Varilux de Cinema Francês, com direito a sessão de abertura e festa, na Gávea e na Hípica, respectivamente. Até 6 de julho, a mostra exibirá 17 filmes inéditos e recentes, com temáticas variadas e gêneros que vão da comédia ao suspense, passando por drama e romance.

A seleção conta com produções de diretores aclamados internacionalmente e já conhecidos do público brasileiro, como François Ozon (“Peter Von Kant”), Cédric Klapisch (“O Próximo Passo”), Asghar Farhadi (“Um Herói”) e Louis Garrel (“Um Pequeno Grande Plano”). Na programação, estão os premiados “O Acontecimento”, de Audrey Diwan, vencedor do Leão de Ouro de melhor filme no Festival de Veneza em 2021; “Contratempos”, de Eric Gravel, vencedor dos prêmios de Melhor Diretor e Melhor Atriz (Laure Calamy) no Festival de Veneza; “O Destino de Haffmann”, de Fred Cavayé, vencedor nas categorias Melhor Atriz e Melhor Filme (Prêmio do Público) no Festival du Film de Sarlat 2021; e “Um Herói”, de Asghar Farhadi, vencedor do Grand Prix no Festival de Cannes de 2021.

Nas telas, o público terá a oportunidade rever atores consagrados como Fanny Ardant e Cécile de France, em “Os Jovens Amantes”; Isabelle Adjani e Emmanuelle Brecot, em “Peter Von Kant”); e Daniel Auteuil e Gilles Lellouche, em “O Destino de Haffmann”. Lellouche, que atua também em “Golias” e “Kompromat”, integra a delegação artística, que passará pelo Rio de Janeiro para apresentar suas obras e conversar com o público em sessões especiais – ao lado dos cineastas Carine Tardieu (“Os Jovens Amantes”), Jérôme Salle (“Kompromat”), Diastème (“O Mundo de Ontem”), Eric Gravel (“Contratempos”) e Régis Roinsard (“Esperando Bojangles”).

Homenagens também terão espaço no Festival. Nesta edição, haverá exibição do clássico “Papai Noel é um picareta”, de Jean-Marie Poiré, e de “A aventuras de Molière”, de Laurent Tirard e Ariane Mnouchkine, que celebra os 400 anos de nascimento do dramaturgo Molière. Na sexta-feira, 24 de junho, acontece o Encontro Profissional sobre Séries, com vários debates e masterclasses com nomes importantes dos mercados de audiovisual do Brasil e da França. Estes eventos são gratuitos, mas é preciso fazer inscrição prévia aqui. A programação completa do Festival Varilux de Cinema Francês está disponível no site do evento, que acontece nas salas NET Gávea, Rio e Botafogo, Espaço Itaú de Cinema e Cinemark Downtown.

📷 Divulgação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: