CONSTELAÇÃO CLARICE BRILHA NO IMS

Está em cartaz até outubro, no Instituto Moreira Salles, a exposição “Constelação Clarice”, que revela diálogos entre a obra da escritora Clarice Lispector e a de artistas plásticas de sua época, como Fayga Ostrower e Lygia Clark, além de Anna Bella Geiger, Iole de Freitas e Claudia Andujar, ainda em atividade. A mostra apresenta cerca de 300 itens, entre manuscritos, fotografias, cartas, discos e matérias de imprensa, que pertencem ao acervo pessoal da escritora, desde 2004 sob a guarda do IMS. A curadoria é do poeta Eucanaã Ferraz, consultor de literatura do IMS, e da escritora e crítica de arte Veronica Stigger.

A exposição celebra a obra e o legado de Clarice Lispector, cujo centenário foi comemorado em 2020, de forma limitada devido à Covid-19. Nome fundamental da literatura brasileira, a autora nutria grande interesse pelas artes visuais, expresso tanto em sua incursão pela pintura, na década de 1970, quanto pela presença de personagens artistas em seus livros. Divididos em 11 núcleos, os trabalhos são apresentados em diversos suportes, como escultura, pintura, desenho, fotografia e vídeo. As obras das artistas estão sempre em diálogo com trechos de textos de Clarice, formando uma teia de novos significados, como apontam Ferraz e Stigger: “Por meio da aproximação propiciada por Clarice, ganha lugar uma compreensão renovada e mais complexa daquele momento da arte brasileira. Por outro lado, a partir dessa constelação entre os trabalhos plásticos e a escrita, também a literatura de Clarice aparece sob nova óptica.”

Uma curiosidade rara da mostra é a exibição de 18 pinturas de autoria da própria escritora, produzidas entre 1975 e 1976, sem pretensão profissional. Nos quadros, é possível identificar algumas recorrências, como o tratamento gestual e a predileção também pela circularidade.

Constelação Clarice
Instituto Moreira Salles
Rua Marquês de São Vicente, 476 – Gávea
Até 9 de outubro, de terça a sexta, das 12h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.
Entrada gratuita

Parte de manuscrito de “A Hora da Estrela”

Um comentário em “CONSTELAÇÃO CLARICE BRILHA NO IMS

  1. Pingback: TEATRO, MÚSICA E ARTES NA AGENDA CULTURAL – JB em Folhas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: