PATROCÍNIO VAI REVITALIZAR MUSEU DO MEIO AMBIENTE

O Museu do Meio Ambiente será inteiramente renovado graças ao patrocínio da Shell, que aportará R$ 10 milhões para reforma de sua estrutura e exibição do imenso acervo do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, incluindo obras de arte, documentos, fotografias e coleções científicas e biológicas. A parceria é resultado de uma portaria publicada pelo JBRJ em fevereiro, para a criação do programa Ecomuseu, cuja proposta é ser um museu territorial e promover o diálogo entre os diversos campos a fim de sensibilizar a sociedade para a preservação do meio ambiente em um sentido amplo. O acordo prevê também outras benfeitorias e ações gratuitas para o público ainda em 2022.

O contrato firmado esta semana entre o JBRJ e a Shell tem prazo inicial de três anos. As obras do casarão do século XIX que hoje abriga o MMA devem começar entre outubro e novembro, com reinauguração prevista para o segundo semestre de 2023. A reabertura contará com uma exposição permanente de longa duração e marcará uma nova fase do Ecomuseu, transformando a história bicentenária do JBRJ e seu vasto patrimônio histórico e natural em um grande museu a céu aberto.

Ana Lucia Santoro, presidente JBRJ, e André Araujo, presidente Shell. (Foto: Alessandro Costa)

O acordo não prevê transferência de recursos financeiros para o JBRJ. Os projetos serão executados diretamente pelo patrocinador ou indiretamente, por meio de operadores, sob a supervisão do Jardim Botânico. A reabertura do espaço com foco em sua vocação original representa uma esperança de acabar com a realização de eventos de cunho comercial no local e afastar de vez o risco de ver o MMA transformado em hotel boutique.

📷 Chris Martins

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: