GLOCAL EXPERIENCE FOCA EM SUSTENTABILIDADE

Faltam menos de oito anos para que as metas estabelecidas pela ONU, descritas nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), sejam alcançadas. Diante da urgência do cenário e da pouca importância atribuída ao tema na agenda governamental do Brasil, empresários e a sociedade civil vêm se organizando para reduzir os efeitos do aquecimento global.

Uma das ações planejadas para isso é a realização do Glocal Experience, que acontece entre os dias 9 e 17 de julho, na Marina da Glória. O evento conta com uma Expo, aberta ao grande público e gratuita, com vasta programação cultural, visando à participação ativa de todas as camadas da sociedade. Os destaques da mostra são a “Onda de Resíduos”, instalação que remete a uma onda do mar composta de materiais de descarte, com três metros de altura; “Eggcident”, do artista holandês Henk Hofstra, com “ovos fritos” pela quentura do planeta; e as performances “Homem Refluxo”, de Peri Pane, que pretende conscientizar as pessoas sobre a produção de lixo, e “Homem Sustentável”, de Francesco D’Ávila, que promove uma reflexão sobre o impacto do homem na natureza. Para jovens e crianças, haverá oficinas de horta caseira, mosaico, tintas naturais, além do Espaço Criança, com brinquedos lúdicos, exibição de filmes e documentários e apresentações de slam, dança e música.

Já a Conferência Internacional será concentrada de 13 a 16 de julho, reunindo especialistas brasileiros e estrangeiros, que discutirão temas relacionados a água, clima, energia e resíduos. A abertura ficará a cargo do autor canadense Adam Kahane, um dos principais líderes contemporâneos de conflitos de processos de paz e união entre nações e povos; e Ilona Szabó, cientista social brasileira e fundadora do Instituto Igarapé e integrante do Conselho Consultivo de Alto Nível do Secretário Geral da ONU. Está confirmada também a participação de Shuonan Chen, sócia de um fundo de capital de risco com sede no Vale do Silício, que já investiu em mais de 60 startups, com foco no futuro do trabalho.

As discussões e debates seguem até o final de 2022, quando se encerra o primeiro ciclo da GLOCAL Experience com a definição de três pactos de convergência de ação envolvendo todos os setores, visando reintegrar e reimaginar territórios rumo a 2030. Todo o conteúdo do evento estará disponível em plataforma online e nas redes sociais.

GLOCAL Experience
De 9 a 17 de julho na Marina da Glória
Expo gratuita

Detalhes da programação

Data e HorárioTemaParticipantes
9/7 – 15hExpandindo a Cultura da ModaDay Molina, Larissa Greven (Oficina Muda) e Ana Paula Xongani.Mediação: Yamê Reis
10/7 – 15hConsciência Social e Ambiental também começa no pratoGabriela Kapim e Regina Tchelly (Favela Orgânica)
11/7 – 15hMúsica, Potência da PeriferiaMCs Marechal e Santi Mediação: Diana Bouth
12/7 – 15hÁgua, futuro líquidoProjeto Marulho e Letícia Nunes Mediação: Raull Santiago
13/7 – 15hArte no Combate ao RacismoFAIM Festival e Karina Vieira Mediação: Douglas Silva
14/7 – 15hOutras Imagens da CidadeRafaela Pinah e agência Silva Mediação: MV Bill
14/7 – 16h15Nova geração na linha de frente do combate à crise climáticaAmanda Costa, Txai Suruí, João  Henrique, Danilo Farias e Ana Lucia Azevedo
15/7 – 15hClima e Sociedade: o grito das juventudesMarcelo Rocha e Isvilaine Conceição Mediação: Leandra Leal
16/7 – 15hA importância das mulheres no avanço das ODSDjamila Ribeiro e Carla Akotirene
17/7 – 15hLideranças FemininasSil Bahia, Pamela Carvalho e Kaê Guajajara
17/7 – 16h15ODS da ONU e o porquê precisamos falar sobre issoDenise Hills, Carlo Pereira e Raull Santiago Mediação: Regina Casé

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: