SEGUINDO A “SETA” DA QUALIDADE DE VIDA

Quem vê Manuela Rios dando aula de yoga no Parque das Amendoeiras, na Lagoa, ou treinando para disputar uma maratona, não sabe os caminhos tortuosos que ela precisou percorrer para chegar até aqui.  Enfermeira há mais de 20 anos – e convivendo há mais tempo com histoplasmose, uma doença autoimune transmitida por morcegos –, ela ficou mais de seis meses de molho durante a pandemia. Só não foi pior graças ao seu bom condicionamento cardiorrespiratório, segundo os médicos que a atenderam. Este foi o gatilho para a moradora do Jardim Botânico decidir mergulhar num processo de autorreflexão, que culminou no livro “A saúde está doente”, da editora Ofício das Palavras, no qual traça uma SETA – método que criou a partir de quatro pilares: Saúde, Educação Financeira, Tempo e Autoconhecimento –, apontando que é possível mudar (e para melhor) a qualidade e o estilo de vida.  O lançamento será dia 20 de julho, quarta-feira, no Restaurante Bota, na Marina da Glória, a partir das 17h.

Segundo Manu, como é conhecida, “os profissionais de saúde não cuidam de si em todos os aspectos, físicos, emocionais e estruturais. Muitos são pessoas doentes, cuidando de outras pessoas doentes”. O perfil dos profissionais de enfermagem desenhado pelo Conselho Federal de Enfermagem junto com a Fiocruz, publicado em 2013, já mostrava o quanto a qualidade de vida desses profissionais deixava a desejar. Nele, mais de 50% dos entrevistados se diziam sedentários, além do alto índice de profissionais com sobrepeso, obesidade e distúrbios do sono.  A pandemia só piorou esse quadro.

Com 200 páginas, “A saúde está doente” é dividido em cinco partes, em um total de 20 capítulos. No primeiro, a saúde está no foco, com dicas de alimentação, exercícios e os benefícios do sono.  Em seguida, vem a parte financeira, onde Manu relata como é importante organizar as finanças, traçar metas e fazer um planejamento de vida. A parte 3 discorre sobre gestão de tempo e produtividade e a quarta e a quinta são os pilares para quebrar o círculo vicioso e buscar uma vida com mais qualidade e saúde mental.  E assim, contando um pouco da sua trajetória na saúde, trabalhando no Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro, Manu vai traçando opções para o leitor mudar seu estilo de vida e viver melhor.

A saúde está doente
Autora: Manuela Rios
200 páginas
Editora: Ofício das Palavras
Valor: R$59,90

Lançamento:
Dia 20/7, quarta-feira, a partir das 17h
Restaurante Bota Marina da Glória
Av. Infante Dom Henrique S/N

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: