POEMAS E DESENHOS DO IMORTAL IVAN JUNQUEIRA

Um dos grandes poetas brasileiros, o imortal Ivan Junqueira (1934-2014), deixou um conjunto de poemas inéditos, boa parte escrita em sua primeira juventude (1954-58). A Editora Lacre uniu esses poemas a desenhos também inéditos, que revelam outro talento do poeta, na edição especial de “Poemas e Desenhos Inéditos”, com 250 exemplares em capa dura. As tiragens seguintes terão acabamento em brochura e desenhos em preto e branco.

Ao todo estão reunidos no livro 45 poemas, 22 desenhos coloridos e um finger Animation, com 12 quadros, gentilmente cedidos por Suzana Junqueira, filha do imortal. A obra se completa com o prefácio do crítico literário Ricardo Vieira Lima e o texto do poeta e ensaísta Alexei Bueno, na quarta capa.  A jornalista e viúva Cecília Costa assina uma curiosa apresentação, narrando o sumiço e o reaparecimento da “pasta amarela”, que o autor lhe entregou pouco antes de falecer, aos 80 anos de idade.

Ivan Junqueira (1934-2014) foi presidente da Academia Brasileira de Letras em 2004 e 2005 e laureado com o Prêmio Jabuti quatro vezes: em 1995, pelo livro de poemas “A sagração dos ossos”; em 2005; pela tradução da obra do poeta norte-americano T.S. Eliot; pelo livro de poemas “O outro lado”, em 2008; e pelo ensaio “Cinzas do espólio”, em 2010. Dentre outros, também recebeu o Prêmio Nacional de Poesia por “A rainha arcaica” e o Prêmio Assis Chateaubriand pelo livro “À sombra de Orfeu”. Também foi tradutor de várias obras, entre elas, “As Flores do Mal”, do poeta francês Charles Baudelaire. Amigo de Maria Clara Machado, Ivan frequentou o teatro O Tablado e atuou em algumas peças, como a montagem de 1960 de “O Cavalinho Azul”, cuja foto, junto com Luiz Affonseca e Yan Michalski, abre o livro.

“Poemas e Desenhos Inéditos”
Texto e desenhos: Ivan Junqueira
Editora Lacre
116 páginas
Valor:  R$ 100,00 (capa dura) / R$ 60,00 (brochura)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: