LIVRO CELEBRA A VIDA E A OBRA DE LYGIA BOJUNGA

O ano 2022 é importante para Lygia Bojunga.  Autora de 23 livros e natural de Pelotas (RS), ela celebra seus 90 anos de vida e 50 de carreira literária, além de 20 anos da Editora Casa Lygia Bojunga, 20 anos de “Retratos de Carolina”; 30 anos de “Paisagem” e 40 anos de atribuição do Prêmio Hans Christian Andersen, considerado o Nobel da Literatura para crianças e jovens. Para não ficar de fora dos festejos, a escritora Ana Letícia Leal – doutora em Letras pela PUC-Rio, com tese sobre a obra de Lygia Bojunga – está lançando “Para Lygia Bojunga, a mulher que mora nos livros”, pela Editora Rebuliço. A noite de autógrafos será no dia 9 de agosto, segunda-feira, a partir das 19h, na Livraria da Travessa, em Botafogo.

Ana Letícia usa a trajetória de Lygia como fio para traçar uma reflexão sobre a própria construção do mercado de literatura infantojuvenil no Brasil. A partir da leitura comentada de cada volume publicado por Bojunga, emergem temas do universo literário, como o fomento governamental, o aspecto gráfico das edições, a formação do leitor, a especificidade da leitura literária e a entrada do novo escritor no mercado editorial.

Que levante a mão a criança – ou adulto – que não leu “A bolsa amarela”, de Lygia Bojunga, seu livro mais conhecido, um clássico da literatura infantojuvenil, lançado em 1976. Na obra, a menina Raquel contesta a estrutura familiar tradicional em cujo meio “criança não tem vontade” e luta por sua ânsia de ser livre.

A Autora

Ana Letícia Leal é doutora em Letras pela PUC-Rio, com tese sobre a obra de Lygia Bojunga. Publicou os livros “Meninas inventadas”, “Para crescer” e “Maria Flor”, pela editora Escrita Fina, além de “A gente vai se separar”, pela Tinta Negra. Em 2007, foi finalista do Prêmio Jabuti na categoria Juvenil, com “Meninas inventadas”; em 2003, foi finalista do concurso Contos do Rio, do jornal O Globo, com o conto “Sem minha filha”. É também mestre em Comunicação Social pela PUC-Rio; especialista em Docência na Educação Básica, pelo Colégio Pedro II; bacharel em Comunicação Social, pela UFRJ; e licenciada em Letras pela Universidade Estácio de Sá. Desde 2021, é professora de Língua Portuguesa na rede Faetec.

“Para Lygia Bojunga, a mulher que mora nos livros”
Ana Letícia Leal
Editora Rebuliço
224 Páginas
Preço: R$59,90

Lançamento:
Dia 9 de agosto, terça-feira, às 19hrs
Local: Livraria da Travessa – Botafogo
Rua Voluntários da Pátria, 97

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: