Acaba de chegar às livrarias, via Editora Intrínseca, “Os grandes casos do Disque Denúncia”, escrito pelo jornalista Mauro Ventura. O livro reúne diversas ocorrências registradas no serviço desde sua criação, em 1995, quando o Rio vivia uma grande onda de violência. Nos 28 anos de existência, o número 181 recebeu mais de três milhões de denúncias, que resultaram na prisão de mais de 20 mil bandidos, além das 42 mil armas e munições e 33 toneladas de entorpecentes.
A obra tem uma abordagem jornalística e narra momentos de tensão, lances heróicos, vitórias, derrotas e a dedicação da equipe do Disque Denúncia (DD) em combater o crime na cidade. Ao longo dos três anos em que realizou a pesquisa para o livro, o autor teve acesso ao banco de dados do DD, atendentes, famílias de vítimas, policiais e até promotores de justiça. Sem falar de Zeca Borges, ex-coordenador do serviço, que faleceu em 2021 e foi peça chave na concepção do livro.
– “Ele não só conhecia as histórias de cabeça e tinha todos os contatos necessários como era um grande contador de casos. Lidava com os assuntos mais fúnebres e com o que havia de pior no ser humano, mas nunca se deixava contaminar”, lembra o jornalista.
Mauro trabalhou por anos na cobertura de segurança pública do Rio, mas sentia falta de um entendimento maior da imprensa a respeito do funcionamento do serviço:
– Eu sentia falta de uma investigação que mostrasse o modus operandi de um trabalho marcado pelo sigilo, já que o anonimato não envolve somente os denunciantes — os próprios funcionários, por questões de segurança, escondem-se atrás de codinomes – explica.
OS GRANDES CASOS DO DISQUE DENÚNCIA
Autor: Mauro Ventura
Editora Intrínseca
Páginas: 368
Preço: R$69,90
0 comentários