“Vem chegando o verão, o calor no coração…” A letra da música “Uma noite e meia”, um clássico da cantora Marina Lima, que tem letra do irmão Antonio Cícero, define muito bem a estação mais quente (e mais carioca) do ano. Nessa época, o melhor programa é curtir o verde, a Lagoa e as cachoeiras, desfrutando dessa natureza que nos cerca. De preferência bem acompanhado por uma bebida refrescante e uma varanda para apreciar o movimento. E o melhor: pertinho de casa.
Preparamos um roteiro refrescante para você curtir o verão aqui mesmo, seja a pé ou de bicicleta. E quando a sede e a fome apertarem, o leitor pode seguir as dicas de drinks gelados, com ou sem álcool.
Um guia para cachoeiras
Uma das melhores maneiras de aproveitar o calor do verão é se embrenhando na mata e tomando um bom banho de cachoeira. Sorte dos moradores do Jardim Botânico que tem várias ao seu redor e pode escolher entre a dos Primatas (alto da rua Lopes Quintas), Imperatriz (no final da rua Pacheco Leão) ou a do Horto (Estrada Dona Castorina). O passeio fica mais tranquilo com a ajuda do site wikiloc.com, que oferece diversas vias de acesso para as cascatas da região, além de trilhas que passam por mirantes com vistas privilegiadas da Cidade Maravilhosa. Para os que sentem saudades da Cachoeira do Santinho (foto nda capa)- localizada na Rua Senador Simonsen – fechada pela comunidade desde 2021, o site apresenta duas vias alternativas de acesso: uma pela Rua Jardim Botânico e outra pela Rua Benjamin Batista.
Explorando o verde do Humaitá
O Parque do Martelo tem aula de ioga e colônia de férias
Há quase 20 anos servindo como fonte de lazer e bem-estar, o Parque do Martelo (Rua Miguel Pereira 41 – Humaitá) é uma ótima opção para quem quer aproveitar a natureza no meio da cidade. Cuidado e gerenciado pela AMAH (Associação de Moradores do Alto Humaitá), o parque é o lugar ideal para as crianças brincarem nesse verão, oferecendo uma colônia de férias durante o mês de janeiro e aulas de Yoga, às segundas-feiras, de 7h30 às 8h30.
Lagoa com música e atividades matinais
O Kingston Club: atividades ao ar livre, pela manhã, e shows à noite
Inaugurado em junho de 2024, na Lagoa, o Kingston Club (primeiro quiosque depois do Clube Piraquê, em direção ao Leblon) é a grande promessa de verão. O espaço oferece atividades diurnas para aproveitar o sol do verão. Com a iniciativa “Go Kings”, a casa criou um coletivo de bem-estar, que promove atividades aos sábados e domingos do verão de 9h às 10h. Esses encontros promovem atividades ao ar livre, como corridas, aula de funcional, Yoga e mais. Após as atividades, que são realizadas por profissionais convidados, o espaço está aberto para curtir uma cerveja gelada e os shows da programação, que se revezam entre o reggae, o samba e o pop rock, além de uma deliciosa comida jamaicana.
Para este final de semana, a programação da casa oferece o Samba da Figueira (dia 17/1), o Magic Kingston (dia 18/1) e no dia 19/1 tem o Domingo de Reggae, com a Roda de Ska e a Feira Uva, um mercadinho diferenciado.
Drinks refrescantes
Passion Matcha, do The Coffee, e Pink Lemonade do Cacau & Tal
Nada melhor para atenuar o calor do que uma boa bebida gelada. Se tiver um ar condicionado gelado, melhor ainda. O Jardim Botânico ganhou, nos últimos meses, dois lugares que estão conquistando os clientes por conta desses quesitos. Apesar do nome, o The Coffee (Rua Jardim Botânico 568) e o Café Cacau & Tal (Rua O primeiro tem no cardápio algumas bebidas geladas, como a Passion Matcha, que mistura Maracujá, baunilha, leite e matcha e a Honey Salted Matcha, com, leite, mel e uma pitada de sal junto com matcha.
Já o Café Cacau & Tal tem, entre as opções, o Pink Lemonade, uma limonada harmonizada, além de frapuccino, que nada mais é do que o café batido no liquidificador com várias misturas, como cacau e doce d
Alimentando o corpo
Clássicos da região: a Picanha do Braseiro e a pizza com caipirinha do Jóia
Depois da praia, o morador da região segue a tradição de que antiguidade é posto e aposta nos restaurantes mais antigos, certamente vão oferecer o que todos procuram: comida boa, de preferência com uma varanda para apreciar o movimento.
Ninguém discute a soberania do Braseiro da Gávea (Praça Santos Dumont 116) quando o assunto é galeto e picanha. Desde 1995 o restaurante é uma referência no Baixo Gávea, atraindo clientes do Brasil e do exterior, que não se importam em esperar por uma mesa, enquanto bebem aquele chopp na temperatura certa, degustando uma linguiça ou pão de alho.
O Bar Joia Carioca (Rua Jardim Botânico 594) é o local certo para o pós-praia no Jardim Botânico. Ali a pizza (com borda fina ou grossa) acompanha bem tanto o chope gelado quanto a caipirinha, preparada com maestria pelo querido Josélio. O restaurante também oferece bons pratos executivos e sanduíches diferentes e é o local certo para a saideira da noite, já que fica aberto até as 2h da manhã.
0 comentários